Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48174
PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE COMPRIMIDOS CONTENDO ELEVADO TEOR DE EXTRATOS SECOS DE MAYTENUS ILICIFOLIA
Espinheira-santa
Extrato Seco
Comprimidos
Formulação
Fitoterápicos
Alternative title
Production and evaluation of tablets containing high amount of Maytenus ilicifolia dried extractAffilliation
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Ciências Farmacêuticas. Laboratório de Farmacognosia. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Ciências Farmacêuticas. Laboratório de Farmacognosia. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Ciências Farmacêuticas. Laboratório de Farmacognosia. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência dos excipientes sobre as propriedades de comprimidos contendo altas doses de grânulos do produto seco por aspersão das folhas de Maytenus ilicifolia. Para tanto, excipientes de diferentes categorias foram estudados, entre os quais: materiais de enchimento/aglutinante (celulose microcristalina; celulose microcristalina e α-lactose mono-hidratada coprocessadas; α-lactose monohidratada co-processada com polivinilpirrolidona e com polivinilpirrolidona reticulada e fosfato de cálcio); e, superdesintegrantes (glicolato de amido sódio, carboximetilcelulose sódica ou polivinilpirrolidona); e, lubrificantes/deslizantes (dióxido de silício coloidal e estearato de magnésio). A resistência ao esmagamento e os tempos de desintegração dos comprimidos foram avaliados preliminarmente, e os resultados mostraram que a formulação contendo celulose microcristalina e glicolato de celulose sódica produziu comprimidos com resistência ao esmagamento e o tempo de desintegração, adequados. Os comprimidos finais, preparados com excipientes selecionados, apresentaram força de esmagamento de 88,0 ± 5,2 N, ausência de friabilidade ou variação de peso, tempo máximo de desintegração de 13,2 minutos e dissolução total em até 25 minutos. O teor de taninos totais, avaliado pelo ensaio espectrofotométrico, mostrou que os constituintes químicos foram estáveis durante as transformações tecnológicas das soluções extrativas.
Abstract
The aim of this work was the evaluation of influence from excipients on the properties of tablets containing
high-dose of granules from spray-dried product of Maytenus ilicifolia leaves. Thus several excipients were
studied such as filler/binder (microcrystalline cellulose; microcrystalline cellulose co-processed with αlactose monohydrated; α-lactose monohydrated co-processed with polyvinylpyrrolidone and cross-linked
polyvinylpyrrolidone; or, calcium phosphate); superdisintegrants (sodium starch glycolate, sodium cellulose glycolate or cross-linked polyvinylpyrrolidone); and, lubricants/glidants (colloidal silicon dioxide and
magnesium stearate). The crushing strength and disintegration times of tablets were preliminarily evaluated,
and the results showed that formulation containing microcrystalline cellulose and sodium cellulose glycolate
produced tablets with appropriate crushing strength and disintegration time. The final tablets prepared by
the selected excipients, showed crushing strength of 88.0 ± 5.2 N, absence of friability or weight variation,
maximum disintegration time of 13.2 minutes and total dissolution at 25 minutes. The total tannin content
evaluated by spectrophotometric assay, showed that the chemical constituents were stable during the
technological transformations of the extractive solutions.
Keywords in Portuguese
Maytenus IlicifoliaEspinheira-santa
Extrato Seco
Comprimidos
Formulação
Fitoterápicos
Share