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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48365
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE AÇÕES EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE: REVISÃO DA LITERATURA
Proceso de evaluación de acciones educativas a distancia para profesionales de la salud: revisión de la literatura
Capacitação em serviço
Educação a distância
Educação continuada
Pessoal de saúde
In-service training
Distance education
Continuing education
Health professionals
Título alternativo
Evaluation proceedings in actions of distance education for health professionals: a literature reviewProceso de evaluación de acciones educativas a distancia para profesionales de la salud: revisión de la literatura
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Resumo
Com a disseminação da educação a distância nas últimas décadas,
houve o reconhecimento do potencial que os processos educativos teriam quando apoiados por recursos tecnológicos. Um dos elementos
centrais da construção de um curso a distância é a estratégia de avaliação
educacional. Assim, é ímpar investigarmos as metodologias avaliativas
que estão sendo utilizadas na Educação Permanente em Saúde, como
forma de qualificar ofertas futuras e possibilitar, com maior eficácia, o
alcance dos objetivos e o desenvolvimento de competências propostos na formação. O presente estudo buscou identificar as estratégias de avaliação educacional adotadas em ações de qualificação profissional para
trabalhadores da saúde no Brasil, realizadas na modalidade “educação
a distância” em âmbito nacional. Trata-se de uma pesquisa documental, realizada por meio de revisão de narrativa da literatura. A coleta de
dados foi feita no mês de janeiro de 2020, nas bases de dados BVS e
SciELO. Ao todo, dez artigos foram considerados dentro do escopo do
estudo, avaliando treinamentos (cursos rápidos), especializações e disciplinas ofertados na modalidade híbrida ou totalmente a distância. O público-alvo das formações realizadas compreendeu profissionais de saúde
em âmbito hospitalar, da atenção primária, da educação e da promoção
da saúde. Os autores adotaram diferentes abordagens teóricas avaliativas e níveis de aprofundamento, em que prevaleceram instrumentos
mais tradicionais, como questionários fechados, e que avaliaram predominantemente a satisfação e a aprendizagem dos conteúdos, sem um
avanço significativo na avaliação do impacto. Destacaram-se dois modelos, considerados de referência no campo da avaliação educacional:
Modelo Kirkpatrick e Modelo Integrado de Avaliação do Treinamento
no Trabalho (Impact). A temática da avaliação dos processos de educação para profissionais da saúde é um campo que precisa ser explorado
em maior profundidade, pois existe dificuldade em eleger e desenvolver
propostas avaliativas mais completas e estruturadas. Dessa forma, o estudo aponta para a importância da diversidade de medidas e dimensões
analisadas, uma vez que as avaliações tendem a considerar unicamente
o modelo de percepção dos indivíduos.
Resumo em Inglês
The increasing dissemination of distance education in recent decades
has recognized the potential that educational processes would have
when supported by technological resources. One of the central elements
of building a distance learning course is the Educational Assessment
Strategy. Thus, it is mandatory to investigate the assessment method ologies that are currently being used in Continuous Health Education,
as a way to qualify future offers of courses and enable, with greater ef ficiency, the achievement of the learning objectives and development
of competencies proposed in the training. The objective of the present
study was to identify the educational assessment strategies adopted in
professional qualification actions for health workers in Brazil, carried
out in the distance education modality at a national level. This is a doc umentary research, carried out through a review of the literature nar rative. Data collection was carried out in January 2020, in the Virtual
Health Library (VHL) and SciELO databases. A total of ten articles was
considered within the scope of the study, evaluating training (short
courses), specializations and disciplines, offered both at the blended or
distance modality. Target audience of the training courses comprised
health professionals in hospitals, primary care, health promotion or
education areas. Authors adopted different theoretical assessment ap proaches and levels of deepening, in which more traditional instru ments prevailed, such as closed questionnaires, which predominantly
assessed content satisfaction and learning, without significant progress
in impact assessment. Two models were highlighted, considered to be
a reference in the field of educational assessment: Kirkpatrick Model
and the Integrated Model of Work Training Assessment (Impact).
Assessment of educational processes for health professionals is a field
that needs to be explored in greater depth, as it is difficult to choose
and develop more complete and structured assessment proposals. Thus,
the study addresses that the diversification of measures and dimensions
analyzed is fundamental, since the assessments tend to consider only
individual perceptions.
Resumo em Espanhol
Con la expansión de la educación a distancia en las últimas décadas, se reconoció el potencial que tendrían los procesos educativos
apoyados en recursos tecnológicos. Uno de los elementos centrales
de la construcción de un curso de educación a distancia es la estrategia de evaluación educativa. Así, es único investigar las metodologías de evaluación que se están utilizando actualmente en la Educación
Permanente en Salud, como una forma de calificar ofertas futuras y posibilitar, con mayor eficiencia, el logro de los objetivos y el desarrollo
de competencias propuestos en la formación. El objetivo del presente
estudio es identificar las estrategias de evaluación educativa adoptadas
en las acciones de calificación profesional para el personal de salud en
Brasil, llevadas a cabo dentro del alcance de la educación a distancia, a
escala nacional. Esta es una investigación documental, realizada a través de una revisión narrativa de la literatura. La recolección de datos
se realizó en enero de 2020, en las bases de datos de BVS y SciELO.
En total, se consideraron diez artículos dentro del alcance del estudio.
Se evaluaron la capacitación (cursos cortos), especializaciones y disciplinas, ofrecidas en modo híbrido o totalmente a distancia. El público
objetivo de los cursos de capacitación estaba compuesto por profesionales de la salud en el hospital, atención primaria, educación y promoción de la salud. Los autores adoptaron diferentes enfoques teóricos
de evaluación y niveles de profundización. Se destacaron dos modelos,
considerados una referencia en el campo de la evaluación educativa: el
Modelo de Kirkpatrick y el Modelo Integrado para la Evaluación de la
Capacitación Laboral (Impact). Además, se descubrió que las evaluaciones utilizaban, en la mayoría de los casos, instrumentos más tradicionales, como los cuestionarios cerrados, y que evaluaban predominantemente la satisfacción y el aprendizaje del contenido, sin avances
significativos en la evaluación de impacto. El tema de la evaluación de
los procesos educativos para los profesionales de la salud es un campo
que necesita ser explorado con mayor profundidad, ya que existe dificultad para elegir y desarrollar propuestas de evaluación más completas
y estructuradas. Por lo tanto, el estudio señala la importancia de la diversidad de medidas y dimensiones analizadas, ya que las evaluaciones
tienden a considerar solo el modelo de percepción de los individuos.
Palavras-chave
Avaliação educacionalCapacitação em serviço
Educação a distância
Educação continuada
Pessoal de saúde
Palavras-chave em inglês
Educational assessmentIn-service training
Distance education
Continuing education
Health professionals
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