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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4965
AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA EM SECRETARIAS ESTADUAIS DE SAÚDE NO BRASIL
Avaliação
Gestão em Saúde
Sistema Único de Saúde
Bastos, Milena Maria do Amaral | Date Issued:
2008
Alternative title
Evaluation of the implementation of the Pact of indicators of basic care in State Secretariats of Health in BrazilAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O pacto de indicadores da atenção básica consiste num instrumento nacional de
negociação entre as três instâncias de gestão do SUS tendo vigorado de 1999 a 2006.
Com o objetivo de avaliar o processo de pactuação de indicadores da atenção básica
desencadeado pelas Secretarias Estaduais de Saúde, no ano de 2006, e sua relação com
contexto institucional, foi realizada uma pesquisa avaliativa, utilizando como estratégia
de pesquisa o estudo de casos múltiplos, numa abordagem qualitativa. Foi elaborado o
modelo lógico da intervenção explicitando os elementos relacionados ao processo de
pactuação no que diz respeito a insumos, atividades, produtos e resultados de médio e
longo prazos esperados, e uma matriz de avaliação contendo indicadores e padrões de
julgamento. Os componentes do processo de pactuação definidos foram:
articulação/mobilização, produção da informação, homologação, monitoramento e
avaliação, e as dimensões estratégicas que conformam o contexto institucional das
Secretarias Estaduais de Saúde foram: política, técnica, organizacional. Foram avaliadas
três secretarias, em diferentes regiões do país, dos estados do Amapá, Maranhão e Rio
de Janeiro. Os resultados revelam diferentes graus de implementação dos componentes
do pacto da atenção básica nos três casos estudados. O componente articulação e
mobilização foi classificado como totalmente implementado para o caso do nordeste
(Maranhão) e parcialmente implementado para os casos do norte (Amapá) e do sudeste
(Rio de Janeiro). A produção da informação foi classificada como não implementado
nos três casos. O componente homologação no caso do nordeste foi classificado como
totalmente implementado, no caso do sudeste como parcialmente implementado e o
caso do norte como não implementado. O componente monitoramento e avaliação foi
considerado como não implementado para os três casos. O processo de pactuação
revelou-se mais dinamizador no aspecto da visibilidade e credibilidade perante as
instâncias de deliberação e pactuação do SUS, no desenvolvimento de práticas que
fortalecem a municipalização do SUS e de processos de trabalho integrados entre os
setores estratégicos, no entanto, ainda predominam características de pacto burocrático,
por ser entendido como uma demanda do ministério da saúde aos estados e municípios,
pontual, fragmentado e sem efetivo monitoramento por parte dos gestores das três
instâncias do SUS. O estudo revelou a subutilização do pacto como instrumento para
melhoria no desempenho dos serviços da atenção básica com repercussão direta sobre a
situação de saúde da população.
Abstract
The Pact of Primary Care Indicators is a national instrument of negotiation among the
three governmental spheres (federal, states and municipalities) of Unified Health
System, SUS, used from 1999 to 2006. The objective of the study was to evaluate the
process of agreement of indicators of primary health care launched by the States’ Health
Departments in 2006 and its relation with the institutional context, assessed by an
evaluative survey, using as research strategy, the multiple case study in a qualitative
approach. A logic model of intervention has been elaborated, explaining the elements
related to the process of agreement, as far as inputs, activities, products and expected
medium and long term results, and a grid of evaluation containing an array of indicators
and patterns of rating. The components of the indicators agreement were defined as:
articulation/mobilization, information supply, approval, monitoring and assessment, and
the strategy’s dimensions that make up the institutional context of the States’ Health
Departments that are political, technical, and organizational skills. Three States in
different regions of the country were evaluated: Amapá, Rio de Janeiro and Maranhão.
The results show different degrees of implementation of the primary care pact's
components on all three cases studied. The component articulation and mobilization was
classified as fully implemented for the northeast case (Maranhão), partially
implemented in the north case (Amapá) and southeast case (Rio de Janeiro).
Information supply has been classified as not implemented in all three cases. The
component approval in the northeast case has been classified as fully implemented, the
southeast case as partially implemented, and the north as not implemented. The
component monitoring and assessment was deemed not implemented on all three cases.
The process of agreement turned out to be more dynamic as far as visibility and
credibility to the instances of deliberation and agreement of SUS, developing practices
that strengthen the decentralization of SUS and integrated work processes within the
strategic sectors. However, features of bureaucratic pact still predominate for being
interpreted as a limited, fragmented demand from the Ministry of Health to the states
and municipalities and without an effective monitoring on the part of the managers of
the three administrative bodies of SUS. The study showed the sub utilization of the pact
as instrument of improving the primary care, with direct repercussion on the
population’s health situation.
Keywords in Portuguese
Indicadores Básicos de SaúdeAvaliação
Gestão em Saúde
Sistema Único de Saúde
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