Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/496
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso restringido
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA E A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Revolução Tecnológica
Novas Tecnologias de Comunicação
Internet
Santos, Nilton Bahlis dos | Fecha del documento:
2005
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Os computadores e a Internet aos poucos vão deixando de ser objetos estranhos nas escolas e no mundo da educação. As novas tecnologias de comunicação, mesmo lentamente, vem se
integrando a atividade educativa. Mas elas são basicamente usadas como “apoio”, que se acrescenta à atividade de educação que, da mesma forma, segue seu curso dentro de uma visão e dinâmica bastante tradicional.
O problema é que as novas tecnologias são usadas para fazer as mesmas coisas que já vinham sendo feitas, enquanto os processos
e as práticas que elas induzem tem dinâmicas contraditórias com a natureza das atividades tradicionais da educação. O que faremos neste artigo é apontar que tipo de transformações a
Internet e as novas tecnologias de informação trazem para a educação, assim como apresentar, em linhas gerais, algumas das
principais características das dinâmicas e processos que ela impulsiona. Características que tornam evidente que esses processos e dinâmicas tem conseqüências muito mais radicais do que podem parecer à primeira vista.
Palabras clave en portugues
Educação à DistânciaRevolução Tecnológica
Novas Tecnologias de Comunicação
Internet
Compartir