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NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA E A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Santos, Nilton Bahlis dos | Data do documento:
2005
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Os computadores e a Internet aos poucos vão deixando de ser objetos estranhos nas escolas e no mundo da educação. As novas tecnologias de comunicação, mesmo lentamente, vem se
integrando a atividade educativa. Mas elas são basicamente usadas como “apoio”, que se acrescenta à atividade de educação que, da mesma forma, segue seu curso dentro de uma visão e dinâmica bastante tradicional.
O problema é que as novas tecnologias são usadas para fazer as mesmas coisas que já vinham sendo feitas, enquanto os processos
e as práticas que elas induzem tem dinâmicas contraditórias com a natureza das atividades tradicionais da educação. O que faremos neste artigo é apontar que tipo de transformações a
Internet e as novas tecnologias de informação trazem para a educação, assim como apresentar, em linhas gerais, algumas das
principais características das dinâmicas e processos que ela impulsiona. Características que tornam evidente que esses processos e dinâmicas tem conseqüências muito mais radicais do que podem parecer à primeira vista.
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