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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50049
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR VOLTADO PARA O CONHECIMENTO DAS LEIS AMBIENTAIS
Alternative title
Environmental education in school space: a back look for knowledge of environmental lawsAuthor
Affilliation
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Cascavel, PR, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Cascavel, PR, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Cascavel, PR, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Cascavel, PR, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Cascavel, PR, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Cascavel, PR, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Cascavel, PR, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Cascavel, PR, Brasil.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Cascavel, PR, Brasil.
Abstract in Portuguese
Diante do atual cenário de constante degradação do meio ambiente, preconiza-se uma Educação Ambiental que sensibilize o estudante à preservação e conservação do patrimônio ambiental, minimizando, os futuros danos permanentes. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo discutir os aspectos da legislação ambiental com a perspectiva de se tornar um parâmetro para o ensino e aprendizagem no contexto escolar. A partir de uma análise documental e bibliográfica, o trabalho descreve a trajetória histórica da elaboração de leis brasileiras para fins específicos e pondera o trabalho pedagógico em sala de aula como ferramenta crucial neste processo. A partir desse estudo, salienta-se a importância deste ensino para a plena formação de estudantes reflexivos, críticos e com uma postura ambientalista.
Abstract
In the face of the current scenario of constant environmental degradation, it is recommended in Environmental Education that sensitize the student to the preservation and conservation of environmental heritage, minimizing future permanent damage. Thus, the present article discusses the aspects of environmental legislation with the perspective of becoming a parameter of teaching and learning in the school context. From a documentary and bibliographical analysis, the work describes the historical trajectory of the elaboration of Brazilian laws for specific purposes and considers the pedagogical work in the classroom as a crucial tool in this process. Starting from that study, stands out the importance of this teaching is emphasized for the full training of reflexive, critical students with an environmentalist stance.
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