Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50149
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12140]
Metadata
Show full item record
PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA: CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES SOBRE AMBIENTE E SAÚDE DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM XERÉM
Promoción de la salud única: concepciones y percepciones del medio ambiente y la salud de los profesores de una escuela pública en Xerém
Alternative title
One health promotion: conceptions and perceptions of the environment and health of teachers in a public school in XerémPromoción de la salud única: concepciones y percepciones del medio ambiente y la salud de los profesores de una escuela pública en Xerém
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Grupo de Pesquisa em Saúde e Educação Ambiental com ênfase nas relações parasitárias. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Grupo de Pesquisa em Saúde e Educação Ambiental com ênfase nas relações parasitárias. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Grupo de Pesquisa em Saúde e Educação Ambiental com ênfase nas relações parasitárias. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A escola é compreendida como um núcleo educativo, onde além do ensino formal, outras perspectivas como a saúde, fomentam reflexões críticas sobre a realidade e contribuem para a construção de um pensamento complexo. Nesse contexto, os professores são os mentores dos alunos no espaço escolar, pois conduzem os discentes a construção do conhecimento e de sua cidadania. Dada a relevância do binômio ‘saúde e ambiente” este estudo tem por objetivo apresentar as concepções e percepções de professores de uma escola pública, sobre saúde e ambiente, para a elaboração de propostas interventivas visando a promoção da saúde única (One Health). Para o conhecimento das concepções e percepções sobre saúde e ambiente dos docentes foi elaborado como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado. As concepções e percepções de cada participante sobre os temas foram analisadas por meio da técnica análise de Conteúdo de Bardin. As concepções e percepções dos docentes quanto a saúde e ambiente estão pautadas em uma visão paradigmática sustentadas por um pensamento simplista, observado em suas falas e práticas. Essas concepções comandam o discurso e a práxis do professor, muitas vezes limitando suas possibilidades e criatividade, negligenciando o potencial de suas ações e intenções.
Abstract
The school is understood as an educational nucleous, where besides formal education, other perspectives such as health foster critical reflections on reality and contribute to the construction of complex thinking. In this context, teachers are the mentors of the students in the school space, since they lead the students to the construction of knowledge and their citizenship. Given the relevance of the binomial 'health and environment', this study aims to present the conceptions and perceptions of teachers of a public school, about health and environment, for the elaboration of intervening proposals aiming at the promotion of unique health (One Health). For the knowledge of the conceptions and perceptions about health and environment of teachers, a semi-structured questionnaire was elaborated as a data collection tool. The conceptions and perceptions of each participant about the themes were analyzed through the Bardin Content analysis technique. Teachers' conceptions and perceptions about health and environment are based on a paradigmatic vision supported by a simplistic thought, observed in their speeches and practices. These conceptions command the teacher's discourse and practice, often limiting their possibilities and creativity, neglecting the potential of their actions and intentions.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La escuela se entiende como un núcleo educativo, donde además de la educación formal, la escuela se relaciona con la salud. La cual fomenta reflexiones críticas sobre la realidad y contribuyen a la construcción de un pensamiento complejo. En este contexto, los profesores son los mentores de los estudiantes en el espacio escolar, porque conducen a los estudiantes a la construcción del conocimiento y de su ciudadanía. Dada la relevancia del binomio "salud y medio ambiente", este estudio pretende presentar las percepciones y concepciones de los profesores de una escuela pública, sobre la salud y el medio ambiente, para la elaboración de propuestas de intervención destinadas a la promoción de la Salud Única (One Health) Para conocer las concepciones y percepciones sobre la salud y el medio ambiente de los profesores, se elaboró como instrumento de recopilación de datos un cuestionario semiestructurado compuesto por preguntas abiertas y semiabiertas. Las concepciones y percepciones de cada participante sobre los temas se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido de Bardin. Las concepciones y percepciones de los profesores sobre la salud y el medio ambiente se basan en una visión paradigmática apoyada en un pensamiento simplista, observado en sus discursos y prácticas. Estas concepciones dominan el discurso y la práctica del profesor, limitando a menudo sus posibilidades y creatividad, descuidando el potencial de sus acciones e intenciones.
Share