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Title: O princípio da autoconfrontação na abordagem da Clínica da Atividade
Authors: Rezende, Marcello Santos
Christo, Cirlene de Souza
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Coordenação Geral de Gestão de Pessoas. Coordenação de Saúde do Trabalhador. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: Na busca por instrumentos teórico-metodológicos compatíveis com a adoção do ponto de vista da atividade em pesquisa e intervenção no trabalho, discute-se o princípio da autoconfrontação como método indireto na abordagem da Clínica da Atividade visando a favorecer o desenvolvimento do poder de agir dos sujeitos e coletivos sobre si e sobre o meio de trabalho. Ressaltam-se as potencialidades do método em propiciar uma experiência formadora e impulsionar o desenvolvimento dos sujeitos em termos de ampliação de sua capacidade de agir, assim como o limite em relação à proposta de transformação das situações de trabalho.
Abstract: In the search for theoretical and methodological tools compatible with the adoption of the activity point of view in research and intervention, the principle of self-confrontation is discussed as an indirect method in Clinic of Activity approach aiming to favor the development of the power to act of the individual and collectives on themselves and their work environment. The potential of the method is emphasized in providing a formative experience and boosting the workers development in terms of their capacity to act, as well as the limit in terms of the transformation of work situations.
Keywords: self-confrontation
methods in Work Psychology
Clinic of Activity
keywords: autoconfrontação
métodos em Psicologia do Trabalho
Clínica da Atividade
Issue Date: Aug-2018
Publisher: Fractal: Revista de Psicologia
Related document: https://www.scielo.br/j/fractal/a/HJQKxXzqCrMqBCNdkWWmxgB/?lang=pt#
Citation: Rezende, Marcello Santos e Christo, Cirlene de SouzaO princípio da autoconfrontação na abordagem da Clínica da Atividade* * O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Brasil. . Fractal: Revista de Psicologia [online]. 2018, v. 30, n. 2 [Acessado 13 Janeiro 2022] , pp. 131-136. Disponível em: <https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5865>. Epub May-Aug 2018. ISSN 1984-0292. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5865.
ISSN: 1984-0292
Copyright: open access
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