Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50978
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12703]
Metadata
Show full item record
MAPEAMENTO DOS USOS DO MANGÁ E ANIMÊ NAS PÓS-GRADUAÇÕES STRICTO SENSU BRASILEIRAS DE ENSINO, EDUCAÇÃO E ARTES – APONTAMENTOS E PERSPECTIVAS
Mapeo de los usos del manga y el anime en los cursos de posgrado brasileños en la Enseñanza, la Educación y las Artes: notas y perspectivas
Alternative title
Mapping the uses of manga and anime in the stricto sensu brazilian’s post graduations of Teaching, Education and Arts – notes and perspectivesMapeo de los usos del manga y el anime en los cursos de posgrado brasileños en la Enseñanza, la Educación y las Artes: notas y perspectivas
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - LITEB. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Mudanças no cenário social e tecnológico levam os educadores a atualizarem o modo de ensinar. O uso de mídias emerge como recurso auxiliar, porém desafiador. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a necessidade de que o estudante tenha contato com diferentes gêneros artísticos e literários. Portanto, o mangá e o animê se caracterizam como recursos nesse sentido. O objetivo do trabalho é mapear o estado do conhecimento sobre o emprego do Mangá e Animê como objeto de pesquisa nas pós-graduações Stricto sensu brasileiras de Ensino, Educação e Artes. Realizamos um levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamente Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram selecionados para o estudo 14 trabalhos, sendo duas teses e 12 dissertações. Há poucas pesquisas envolvendo os dois recursos (animê e mangá), que se concentram no sul e sudeste do país. Naruto se sobressaí como a obra mais empregada nos estudos.
Abstract
Changes in the social and technological scenario take educators to constantly update the way of teaching. The use of media emerges as an auxiliary but challenging resource. The BNCC reinforces the need for the student to have contact with different artistic and literary genres. Therefore, manga and anime are characterized as important resources in this sense. The objective of this work is to map the state of knowledge about the use of Manga and Anime as an object of research in Brazilian post-graduate courses in Teaching, Education and Arts. We carried out a survey in the CAPES Thesis and Dissertations Catalog, searching for the terms "Mangá", "Animê” and "Animangá" and refining the search for areas of evaluation of Teaching, Education and Arts. Fourteen papers were selected for this study, including two theses and twelve dissertations. There is just a few research involving the two terms (anime and manga), which is concentrated in the south and southeast of the country. Naruto stands out as the most used work in the studies.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Los cambios en el escenario social y tecnológico llevan a los educadores a actualizar constantemente la forma de enseñar. El uso de los medios surge como un recurso auxiliar pero desafiante. La BNCC refuerza la necesidad de que el alumno tenga contacto con diferentes géneros artísticos y literarios. Por tanto, el manga y el anime se caracterizan como recursos importantes en este sentido. El objetivo del trabajo es mapear el estado del conocimiento sobre el uso del Manga y el Anime como objeto de investigación en los posgrados brasileños en Docencia, Educación y Artes. Realizamos una búsqueda en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de CAPES, buscando las palabras “Mangá”, “Animê” y “Animangá” y afinando la búsqueda de áreas de evaluación de la Docencia, Educación y Artes. Se seleccionaron 14 artículos, incluidas dos tesis y doce disertaciones. Existe poca investigación involucrando los dos términos (anime y manga), que se concentra en el sur y sureste del país. Naruto se destaca como el trabajo más utilizado en los estudios.
Share