Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51643
O USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR PROFESSORES EM MATO GROSSO, BRASIL, NO INÍCIO DO SÉCULO XXI
Terapias alternativas.
Variáveis socioculturais e ambientais.
Saber popular.
Alternative therapies.
Socio-cultural and Environmental variables.
Popular knowledge.
Rieder, Arno | Date Issued:
2020
Alternative title
The use of medicinal plants by teachers in Mato Grosso states, Brazil, at the beginning of the 21st centuryAuthor
Affilliation
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), campus de Cáceres, Estatística. Av. São João s/n, Cavalhada, CEP 78200-000, Cáceres, MT, Brasil.
Abstract in Portuguese
Na era dos medicamentos sintéticos, os fitoterápicos estiveram discriminados. No final do século XX a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a estimular o uso de fitoterápicos como uma alternativa, em especial às populações carentes. A intensidade de uso de plantas medicinais pode estar condicionada a fatores sócio regionais no Brasil. Este estudo caracteriza a utilização de plantas medicinais por professores em Mato Grosso (MT), Brasil, no início do século XXI. O trabalho realizou-se com professores de escolas Estaduais e Municipais. Estes professores (796), no período do estudo (2000-2001), eram licenciandos da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A pergunta básica efetuada, em formulário, foi: Usas plantas medicinais? As opções foram: não, raramente, normalmente e frequentemente. Dados característicos dos docentes foram coletados para verificação de influências. Constatou-se que 63,8% dos professores usavam plantas medicinais com intensidade normal ou frequente e; a naturalidade dos docentes indicou uso diferenciado; no meio rural, todos as utilizavam, mas no meio urbano alguns não (5,4%). Em conclusão, aproximadamente dois em cada três professores utilizavam plantas medicinais, e a intensidade de uso esteve influenciada significativamente (p<0,05), pelo ambiente residencial (rural ou urbano) e por variáveis socioculturais, como a naturalidade dos professores.
Abstract
At the end of the twentieth century, the World Health Organization (WHO) began to encourage the use of herbal medicines as an alternative, especially to the poor. The intensity of use of medicinal plants may be conditioned to socio-regional factors in Brazil. The present study characterizes the use of medicinal plants by teachers in Mato Grosso-MT, Brazil, at the beginning of the 21st century. This was carried out with teachers from State and Municipal schools. These teachers (796), during the study period (2000-2001), were graduates from the State University of Mato Grosso-UNEMAT. The basic question asked, in form, was: Do you use medicinal plants? The options were: no, rarely, normally, and often. Personal and social data of teachers were collected to check for influences. Regarding the use of medicinal plants, 63.8% of teachers used them, at least with normal intensity and; the teachers naturalness indicated differentiated use; in rural areas, all used them, but in urban areas some did not (5.4%). In conclusion approximately two out of three teachers used medicinal plants, and the intensity of use was influenced, with a significant effect (p <0.05), by the residential environment (country or urban) and by socio-cultural variables, such as the teachers naturalness.
Keywords in Portuguese
Fitoterápicos.Terapias alternativas.
Variáveis socioculturais e ambientais.
Saber popular.
Keywords
Phytotherapics.Alternative therapies.
Socio-cultural and Environmental variables.
Popular knowledge.
Share