Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52432
Tipo de documento
PeriódicoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
02 Fome zero e agricultura sustentável13 Ação contra a mudança global do clima
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
SAÚDE AMANHÃ: TEXTOS PARA DISCUSSÃO 86: AS EXTERNALIDADES NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A CONSTRUÇÃO DE UM AMANHÃ
Gustavo Souto de Noronha, da Universidade Estácio de Sá, foi convidado pela Fiocruz, para autoria e desenvolvimento do conteúdo do trabalho.
Noronha, Gustavo Souto de | Data do documento:
2022
Autor(es)
Instituição responsável
Afiliação
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Rio de Janeiro, RJ, Brasiil. / Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, RJ, Brasiil.
Resumo
O presente trabalho está dividido em quatro seções, além desta introdução. Na próxima seção discutiremos especificamente o impacto dos agrotóxicos, dividindo as externalidades entre os impactos no meio ambiente e na saúde humana. Depois se abordará a relação do uso da terra como vetor das mudanças climáticas antropogênicas. Em seguida, discutiremos os impactos dos sistemas alimentares para além das alterações no clima, particularmente preocupados com o possível aumento da recorrência de pandemias em razão da expansão das fronteiras agrícolas e do comprometimento da biodiversidade. Por fim, apresentaremos as conclusões buscando apontar os caminhos possíveis que minimizem os impactos e danos ambientais sem que isso comprometa a segurança e soberania alimentar.
Editor
Fiocruz/ Presidência
Referência
NORONHA, Gustavo Souto de. As externalidades na produção de alimentos e a construção de um amanhã. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2022. 70 p. (Série Saúde Amanhã). Textos para Discussão 86.Notas
Publicação cujo objetivo é divulgar resultados de estudos desenvolvidos no âmbito do Projeto Saúde Amanhã, disseminando informações sobre a prospecção estratégica em saúde, em um horizonte móvel de 20 anos. Busca, ainda, estabelecer um espaço para discussões e debates entre os profissionais especializados e instituições do setor. As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e de inteira responsabilidade do autor, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Fiocruz/MS. O projeto Saúde Amanhã é conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no contexto da “Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030”/Fiocruz. É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Gustavo Souto de Noronha, da Universidade Estácio de Sá, foi convidado pela Fiocruz, para autoria e desenvolvimento do conteúdo do trabalho.
Compartilhar