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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52750
A FORMAÇÃO DAS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS NA APS: COMPETÊNCIAS E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Capacitação profissional
Competência profissional;
Internato e Residência
Sistema Único de Saúde
Professional training
Professional competence
Internship and residency
Unified Health System
Título alternativo
The health systems and the challenges for training in multiprofessional residencies in primary health careAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Resumo
O artigo discute como a Residência Multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS) desenvolve
as competências para atuação nas Redes de Atenção à Saúde (RAS). A metodologia foi composta
por uma pesquisa documental e por um survey eletrônico com 182 residentes e 10 coordenadores
dos 24 programas incluídos no estudo. Os dados foram analisados a partir dos referenciais teóricos
de Schwartz e Perrenoud sobre competência profissional. Os resultados indicaram avanços na
relação campo e núcleo profissional; na dimensão política da formação; na compreensão e
humanização do processo de trabalho, e na forma como o profissional apreende a interação entre
os determinantes sociais da saúde. Foi constatado que a relação de articulação, coordenação e
ordenação de cuidado do usuário da APS junto aos demais níveis de atenção, no âmbito da
formação, embora apresente avanços, ainda é baixa e possui inúmeros desafios. Concluímos que a
inserção do residente em cenários de práticas diversificados demonstra ser um fator determinante
para que se desenvolva competências para a coordenação do cuidado a partir da APS. No entanto,
coexistem questões estruturais que extrapolam o eixo formação e limitam a construção linhas e
fluxos de cuidado compartilhados no âmbito das RAS.
Resumo em Inglês
The article analyzes how the multiprofessional residencies in primary health care works the
competencies to perform in the health systems. A documentary analysis and a field research were
carried out through an electronic survey with residents and coordinators. The data were analyzed
from the theoretical references Schuwartz and Perrenoud on competence. The results point to
advances in teamwork, induced in this formation, and in the relation theory and practice, however, the articulation, coordination and ordering of care of the primary care user along with the other
levels of health systems services is still low. We conclude that the insertion of the resident into
scenarios of diversified practices is a determining factor for the development of skills to compose,
know and promote actions along the existing network of health care in line with public policies.
Palavras-chave
Sistemas de saúdeCapacitação profissional
Competência profissional;
Internato e Residência
Sistema Único de Saúde
Palavras-chave em inglês
Health systemsProfessional training
Professional competence
Internship and residency
Unified Health System
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