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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55292
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
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ANÁLISE DE IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM HOSPITAL PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL
Núcleo de Segurança do Paciente
Segurança do Paciente
Avaliação em Saúde
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Health Evaluation
Health Quality Management
Health Care Evaluation Mechanisms
Patient Safety Center
Avaliação em Saúde
Gestão da Qualidade
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Entrevistas como Assunto
Benchmarking
Estudo de Avaliação
Santos, Simone Barcelos dos | Date Issued:
2021
Alternative title
Analysis of the Implementation of Patient Safety Practices in a public hospital in the Brazilian Federal DistrictAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o grau de implantação de ações e práticas de segurança do paciente em um hospital público do Distrito Federal. Foi realizado estudo avaliativo de caráter normativo e formativo, considerando as dimensões de estrutura e processo. O desenho do estudo utilizou combinação de estratégias metodológicas com produção de dados secundários e primários. Foram analisados documentos do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da instituição e consultados e analisados dados do sistema de informação – Prontuário Eletrônico. Foram realizadas entrevistas com sete gestores estratégicos envolvidos na implantação das ações e práticas de segurança do paciente na instituição e observação direta da infraestrutura organizacional do NQSP. Foi construído o Modelo Lógico da Avaliação e, para subsidiar a avaliação do grau de implantação, foram elaboradas Matrizes de Análise e Julgamento, com descrição das categorias, indicadores e os critérios da avaliação. As ações e boas práticas de segurança do paciente implantadas foram avaliadas considerando a dimensão da Segurança do Paciente e as subdimensões Adequação e Qualidade da Assistência, à luz da adequação e conformidade às normas preconizadas pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde. Os resultados evidenciaram uma implantação parcial das ações e práticas de segurança do paciente na instituição, tanto na subdimensão Adequação (53%) quanto na subdimensão Qualidade da Assistência (56%). Os aspectos mais críticos observados e referendados pelas entrevistas referem-se principalmente à frágil composição do NQSP em termos de recursos humanos, frente à complexidade e estrutura assistencial da instituição; à insuficiente capacitação dos profissionais de forma contínua e programada; ao insatisfatório mapeamento de processos de trabalho; à cultura da atribuição dos erros a falhas individuais e à limitação da governança local. A avaliação possibilitou suscitar a discussão com gestores estratégicos da segurança do paciente sobre os avanços e fragilidades na implantação das boas práticas de segurança do paciente no hospital, oportunizando reflexões sobre o seu papel individual e estratégico como propulsor desse processo, evidenciando os desafios institucionais a serem enfrentados.
Abstract
This research aimed to assess the degree of implementation of patient safety actions and practices in a public hospital in the Federal District. An evaluative study of a normative and formative nature was carried out, considering the dimensions of structure and process. The study design used a combination of methodological strategies with the production of secondary and primary data. Documents from the Quality and Patient Safety Center (NQSP) of the institution were analyzed and data from the information system – Electronic Medical Records – were consulted. Interviews were conducted with seven strategic managers involved in the implementation of patient safety actions and practices in the institution and direct observation of the organizational infrastructure of the NQSP. The Logical Evaluation Model was built and to support the evaluation of the degree of implementation, Analysis and Judgment Matrices were elaborated with description of the categories, indicators and evaluation criteria. The actions and good practices of patient safety implemented were evaluated considering the Patient Safety dimension and the Adequacy and Quality of Care subdimensions, in light of the adequacy and compliance with the standards recommended by ANVISA and the Ministry of Health. The results showed an implementation partial of the actions and practices of patient safety in the institution, both in the Adequacy sub-dimension (53%) and in the Quality of Care sub-dimension (56%). The most critical aspects observed and endorsed by the interviews refer mainly to the fragile composition of the NQSP in terms of human resources, given the complexity and care structure of the institution; the insufficient training of professionals on a continuous and scheduled basis; the unsatisfactory mapping of work processes; the culture of attributing mistakes to individual failures and limiting local governance. The assessment allowed for a discussion with strategic patient safety managers about the advances and weaknesses in the implementation of good patient safety practices in the hospital, providing opportunities for reflections on their individual and strategic role as a driver of this process, highlighting the institutional challenges to be faced.
Keywords in Portuguese
Gestão da Qualidade em SaúdeNúcleo de Segurança do Paciente
Segurança do Paciente
Avaliação em Saúde
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Keywords
Patient safetyHealth Evaluation
Health Quality Management
Health Care Evaluation Mechanisms
Patient Safety Center
DeCS
Segurança do PacienteAvaliação em Saúde
Gestão da Qualidade
Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde
Entrevistas como Assunto
Benchmarking
Estudo de Avaliação
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