Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56055
HÁBITOS SAUDÁVEIS E A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA: É POSSÍVEL?
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira | Date Issued:
2022
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Por ser multifatorial, o câncer de mama sofre influência tanto de fatores que não são possíveis de alterar, como fatores endócrinos, da história reprodutiva, fatores genéticos e hereditários, quanto de fatores passíveis de serem modificados, como os comportamentais/ambientais. Dentre os fatores modificáveis, destacam-se: ingesta de bebida alcoólicas, sobrepeso/obesidade, inatividade física e exposição à radiação ionizante, que poderia gerar algum tipo de alteração genética É necessário capacitar a equipe de profissionais de saúde em relação aos princípios da medicina de estilo de vida, cujo tema central é a utilização de técnicas motivacionais para abordar sistematicamente o seis pilares fundamentais da saúde: alimentação, atividade física, sono, manejo do estresse, conexão social e controle de uso de substâncias tóxicas, como álcool e tabaco.
Share