Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56147
EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS DE BIBLIOTECAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Educación de usuarios de bibliotecas para alumnos de la educación de jóvenes y adultos
Educação de Jovens e Adultos
Biblioteca Escolar
Educación de Jóvenes y Adultos
Biblioteca Escolar
Alternative title
Education of library users for youth and adult education studentsEducación de usuarios de bibliotecas para alumnos de la educación de jóvenes y adultos
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Faculdade São Camilo. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Faculdade São Camilo. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este texto é um relato de experiência baseado na aplicação de projeto elaborado para a Biblioteca Emília Bustamante, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo é apresentar os resultados da implementação do projeto de educação de usuários denominado “Biblioteca: aqui pode!”, após pesquisa com alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada e descritiva, com abordagem quantitativa. A execução do projeto mostrou que alunos de diferentes faixas etárias, mediante informações e estratégias apropriadas, passam a usar, compreender melhor e aderir adequadamente às normas e condições de uso e funcionamento da biblioteca. A pesquisa ainda revela que o projeto colaborou para mostrar que aquele não é um espaço restrito e de difícil acesso, mas sim de inclusão e integração.
Abstract
This text is an experience report based on the application of a project developed for the Library Emília Bustamante, located in the Joaquim Venâncio Polytechnical School of Health, from Oswaldo Cruz Foundation in Rio de Janeiro. The objective of the study is to present the results of the implementation of the library user education project called ‘Library: here you can!’, which counted with the participation of students from Youth and Adult Education. To reach this objective, an applied and descriptive research was carried out, adopting a quantitative approach. The execution of the project showed that students from different age groups start using, better understanding and adhering to the rules and conditions of use and operation of the library after receiving appropriate information and guidelines. The research also reveals that the project has contributed to show that the library is not a restricted and difficult-to-access space, but a space of inclusion and integration.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este texto es un relato de experiencia basado en la aplicación del proyecto elaborado para la Biblioteca Emília Bustamante, de la Escuela Politécnica de Salud Joaquim Venâncio, de la Fundación Oswaldo Cruz, en la ciudad de Rio de Janeiro. El objetivo de la
investigación es presentar los resultados de la implantación del proyecto de educación de usuarios denominado ‘Biblioteca: ¡aquí se puede!’, tras una investigación con alumnos de la Educación de Jóvenes y Adultos. Para ello, se realizó una encuesta aplicada y descriptiva, con un enfoque cuantitativo. La ejecución del proyecto reveló que alumnos de diferentes edades, a través de información y estrategias apropiadas, empiezan a utilizar, a comprender mejor y a adherir adecuadamente a las normas y condiciones de uso y funcionamiento de la biblioteca. La investigación aún revela que el proyecto ha colaborado para enseñar que no se trata de un espacio restringido y de difícil acceso, sino de inclusión e integración.
Keywords in Portuguese
Educação de Usuários de BibliotecaEducação de Jovens e Adultos
Biblioteca Escolar
Keywords in Spanish
Educación de Usuarios de BibliotecaEducación de Jóvenes y Adultos
Biblioteca Escolar
Share