Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56223
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12947]
Metadata
Show full item record
CONCEPÇÕES DISCENTES SOBRE GENÉTICA E DNA À LUZ DA TEMATIZAÇÃO DE FONTOURA
Alternative title
Student Conceptions about Genetics and DNA in the light of Thematization by Fontoura.Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Professora EBTT da Fundação Osório . Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Ensino em Biociências e Saúde. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Ensino em Biociências e Saúde. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os crescentes avanços na área da Genética, bem como a ampla divulgação de seus termos na mídia, colocam a escola em um papel central para oportunizar aos alunos o entendimento dessas novas informações. Nesse contexto, os objetivos da pesquisa foram: identificar as concepções dos alunos em relação aos conceitos de Genética e DNA; e compreender se os estudantes conseguem perceber a relação DNA e proteína. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado, cujas respostas foram analisadas segundo a tematização de Fontoura. A análise dos resultados nos apontou algumas lacunas, como uma superficialidade nas respostas e muitos alunos que não conseguiram relacionar o DNA à proteína. Algumas sugestões podem ser inferidas como: um ensino com maior contextualização, diferentes recursos metodológicos, reestruturação curricular e dos livros didáticos.
Abstract
The increasing advancements in Genetics area, as well as the broad dissemination of its terms by media channels, place the school in a crucial role of allowing students to comprehend this new information. Within this scenario, this study aimed at: identifying students’ conceptions on Genetics and DNA; understanding whether students can perceive the relationship between DNA and protein. For this purpose, we developed a descriptive study with a qualitative approach. Data was collected using a semi-structured questionnaire and the answers were analyzed according to thematization written by Fontoura. Data analysis has evidenced some gaps in teaching, like shallow answers and several students who cannot establish a connection between DNA and proteins. Some suggestions can be inferred, such as: a more contextualized teaching, varied methodological resources, curriculum and textbook restructuring.
Share