Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56224
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12659]
Metadata
Show full item record
AVALIAÇÃO DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA DE PLANOS DE ENSINO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO COM O USO DE MODELO CTPC
Ensino de biologia
Plano de ensino
Inovações tecnológicas
Alternative title
An evaluation of the technological integration of Biology teachers’ teaching plans in training based on the TPACK modelAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Em uma disciplina on-line que usou como referencial o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo do professor (CTPC, em inglês, TPACK), licenciandos criaram planos de ensino com integração de tecnologias. Os planos foram avaliados por meio de uma rubrica de mensuração de integração tecnológica e os resultados mostram que os estudantes conseguiram satisfatoriamente integrar tecnologias nos planos de ensino, com pontuação próxima do escore médio encontrado em outros estudos. Foram investigadas as características dos estudantes, que poderiam afetar a boa integração de tecnologias nos planos de ensino. Houve diferença significativa (p<0,05) apenas na comparação dos escores de integração tecnológica dos participantes com ou sem outra graduação. Conclui-se que a disciplina embasada pelo referencial CTPC foi a principal influência para o bom desempenho dos professores em formação desse estudo, ao integrar tecnologias em planos de ensino para aulas de biologia e ciências.
Abstract
Through an initial training course for biology teachers offered online and based on the theoretical framework of the Teacher's Content Pedagogical Technological Knowledge (TPACK), the undergraduates created teaching plans with the integration of technologies and were then evaluated according to a rubric for the measurement of technological integration. The results show that students were able to satisfactorily integrate technologies into teaching plans with scores close to the average score found in other studies. We sought to understand which characteristics of students might affect the good integration of technologies in teaching plans. There was a significant difference (p<0.05) only in the comparison of the technological integration scores, for participants with or without another degree. It is concluded that the subject based on the TPACK framework was the main influence for the good performance of the teachers in training in this study when integrating technologies in teaching plans for biology and science classes.
Keywords in Portuguese
Formação inicial do professorEnsino de biologia
Plano de ensino
Inovações tecnológicas
Share