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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57529
OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O período de realização do estudo se deu do dia 15 de maio de 2021 até dia 25 de maio de 2022. Objeto da experiência: O desenvolvimento de um processo formativo em promoção de saúde bucal por meio de oficinas pedagógicas com educadores de uma escola da rede pública. Objetivos: Desenvolver um processo formativo em promoção de saúde bucal mediado por oficinas pedagógicas com educadores de uma escola da rede pública. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma pesquisa-ação, envolvendo educadores de uma Escola Pública de Ensino Infantil e Fundamental do Município de Itapiúna-CE. Incluídos no estudo por serem profissionais da educação em função ativa vinculados à escola. O estudo estruturou-se em quatro etapas: diagnóstico, planejamento, ação e avaliação. E adotou como estratégia mediadora as oficinas pedagógicas. Resultados: Realizou-se as quatro etapas da pesquisa-ação, onde foi possível considerar, que existiu necessidades de conhecimento em relação a temas de saúde bucal. As oficinas pedagógicas, foram estratégias facilitadoras do processo de ensino e aprendizado, trabalhando práticas educativas em saúde bucal, abertas e dinâmicas. Sendo possível oportunizar espaços de reflexões e discussões, vivências concretas e significativas, integrando saberes e práticas, fundamentais no campo da promoção em saúde bucal. Análise Crítica: Ao refletir sobre a articulação entre saúde e educação, na perspectiva da promoção da saúde bucal, inevitavelmente insurge o debate acerca da intersetorialidade, por se constituir na estratégia mais adequada para a indução dessa articulação. Todavia, são muitos os desafios para concretizar a intersetorialidade da saúde na escola. Nesse sentindo, faz-se necessário a mobilização de outros campos de saberes e práticas a favor das transformações de melhores condições de vida. Conclusões e/ou Recomendações: Evidencia-se a importância que a temática assume frente às necessidades de tornar as práticas promotoras em saúde bucal um cotidiano didático pedagógico dentro das instituições de ensino. Instigando a adoção de ações interdisciplinares, multiprofissionais e intersetoriais, que extrapolam o campo da saúde bucal e do setor da saúde. Contribuindo para o fortalecimento de uma Odontologia integral, resolutiva e humanizada.
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