Author | Costa, Neyliane Maria Brito | |
Author | Machado, Maria de Fátima Antero Sousa | |
Author | Bezerra, Rafaelle Dantas | |
Author | Pessoa, Vanira Matos | |
Access date | 2023-03-23T14:07:09Z | |
Available date | 2023-03-23T14:07:09Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | COSTA, Neyliane Maria Brito et al. Oficinas Pedagógicas para Promoção da Saúde Bucal na Escola: Relato de Experiência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 13., Salvador, 2022. Anais... Salvador: ABRASCO, 2022. Relato de Experiência em Saúde Coletiva, v. 13, 2022. 1 p. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57529 | |
Abstract in Portuguese | O período de realização do estudo se deu do dia 15 de maio de 2021 até dia 25 de maio de 2022. Objeto da experiência: O desenvolvimento de um processo formativo em promoção de saúde bucal por meio de oficinas pedagógicas com educadores de uma escola da rede pública. Objetivos: Desenvolver um processo formativo em promoção de saúde bucal mediado por oficinas pedagógicas com educadores de uma escola da rede pública. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma pesquisa-ação, envolvendo educadores de uma Escola Pública de Ensino Infantil e Fundamental do Município de Itapiúna-CE. Incluídos no estudo por serem profissionais da educação em função ativa vinculados à escola. O estudo estruturou-se em quatro etapas: diagnóstico, planejamento, ação e avaliação. E adotou como estratégia mediadora as oficinas pedagógicas. Resultados: Realizou-se as quatro etapas da pesquisa-ação, onde foi possível considerar, que existiu necessidades de conhecimento em relação a temas de saúde bucal. As oficinas pedagógicas, foram estratégias facilitadoras do processo de ensino e aprendizado, trabalhando práticas educativas em saúde bucal, abertas e dinâmicas. Sendo possível oportunizar espaços de reflexões e discussões, vivências concretas e significativas, integrando saberes e práticas, fundamentais no campo da promoção em saúde bucal. Análise Crítica: Ao refletir sobre a articulação entre saúde e educação, na perspectiva da promoção da saúde bucal, inevitavelmente insurge o debate acerca da intersetorialidade, por se constituir na estratégia mais adequada para a indução dessa articulação. Todavia, são muitos os desafios para concretizar a intersetorialidade da saúde na escola. Nesse sentindo, faz-se necessário a mobilização de outros campos de saberes e práticas a favor das transformações de melhores condições de vida. Conclusões e/ou Recomendações: Evidencia-se a importância que a temática assume frente às necessidades de tornar as práticas promotoras em saúde bucal um cotidiano didático pedagógico dentro das instituições de ensino. Instigando a adoção de ações interdisciplinares, multiprofissionais e intersetoriais, que extrapolam o campo da saúde bucal e do setor da saúde. Contribuindo para o fortalecimento de uma Odontologia integral, resolutiva e humanizada. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Oficina pedagógica | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde bucal | en_US |
Subject in Portuguese | Escola | en_US |
Subject in Portuguese | Experiência | en_US |
Title | Oficinas Pedagógicas para Promoção da Saúde Bucal na Escola: Relato de Experiência | en_US |
Type | Papers presented at events | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil. | |