Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58032
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
INDÚSTRIA CULTURAL E MEIO RURAL
Indústria cultural
Comunicação rural
Indústria cultural
Oliveira, Valdir Castro | Fecha del documento:
2012
Autor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Neste estudo, discute-se de que maneira a indústria cultural interpela, nomeia e ressignifica as práticas sociais, políticas e culturais do meio rural mediante contínuos deslocamentos semânticos dos quais emerge um rural idealizado e sem contradições. Tais práticas discursivas são hegemonicamente determinadas e pautadas pelos interesses diretos ou conectados ao agronegócio e pelas suas potencialidades de consumo de bens materiais e simbólicos. Em consequência, definem, também, o conteúdo e as estéticas expressivas dos dispositivos comunicacionais voltados para o meio rural.
Palabras clave en portugues
Práticas discursivas para o meio ruralIndústria cultural
Comunicação rural
Indústria cultural
Compartir