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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58057
Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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SÍNDROME CONGÊNITA ZIKA VÍRUS E OS DESAFIOS DO DIÁLOGO INTERSETORIAL EM RECIFE - PE
Rodrigues, Maria Helena de Aguiar Catão | Date Issued:
2020
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
A epidemia da Síndrome Congênita do Zika Vírus ocorreu no Brasil entre 2015 e 2017, levando ao surgimento de mais de 3000 crianças afetadas pela síndrome. Devido à falta de conhecimento e estruturação entre os vários níveis do sistema de saúde, procura-se entender como se deu a organização da rede de proteção social e de saúde no estado de Pernambuco e na cidade do Recife. Através da análise da série de casos de um distrito sanitário, busca-se conhecer seus perfis, suas necessidades, na perspectiva da assistência à saúde, suas demandas sociais e de inclusão na rede educacional. Utiliza-se a abordagem quantitativa e qualitativa, como também analisa-se os dados à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, proposta por Urie Bronfenbrenner, tendo em vista se tratar de uma teoria que pensa o desenvolvimento humano de forma contextualizada, considerando todo fenômeno que pode ser influenciado através da interrelação de quatro elementos: a Pessoa, o Processo, o Contexto e o Tempo. Observa-se que houve uma implementação da rede de proteção em saúde, onde o diálogo intersetorial ainda não foi instituído de forma efetiva para atendimento das necessidades das crianças e das famílias, considerando que é indispensável a disponibilização do cuidado contínuo e integral, bem como estendendo essa implementação no contexto da assistência social e educação.
Abstract
The Zika Virus Congenital Syndrome epidemic occurred in Brazil between 2015 and 2017, leading to the emergence of more than 3000 children affected by the syndrome. Due to the lack of knowledge and structuring between the various levels of the health care, we seek to understand how the social and health protection network was organized in the state of Pernambuco and in the city of Recife. Through the analysis of the case series of a health district, we seek to know their profiles, their needs, from the perspective of health care, their social demands and inclusion in the educational network. The quantitative and qualitative approach are used, as well as analyzing the data in the light of the Bioecological Theory of Human Development, proposed by Urie Bronfenbrenner, considering it a theory that thinks about human development in a contextualized way, considering every phenomenon which can be influenced through the interrelation of four elements: the Person, the Process, the Context and the Time. It is observed that there was an implementation of the health protection network, where intersectoral dialogue has not yet been effectively instituted to meet the needs of children and families, considering that it is essential to provide continuous and comprehensive care, as well as extending this implementation in the context of social assistance and education.
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