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GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TOMADA DE DECISÃO NA ESCOLA
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Cínica Evandro Chagas. Centro de Estatística e Documentação. Laboratório de Micologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Cínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Cínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A organização moderna integra seus trabalhadores à definição de prioridades, visando a promover uma atitude adequada em relação aos serviços e ao cliente. Este trabalho analisa o Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com vistas a avaliar a participação interna na definição das prioridades da gestão, comparando uma gestão participativa sob critérios de eficiência e eficácia com a percepção dos trabalhadores da educação sobre a sua participação efetiva. O referencial teórico enfatiza conceitos de: gestão participativa e comunicativa; competência e habilidade do gestor escolar; orçamento público; orçamento participativo; e fases da despesa pública. Recorreu-se à análise documental e bibliográfica e foi aplicado um questionário a uma amostra de 144 indivíduos sobre a sua participação na gestão do Colégio. A pesquisa revelou uma gestão autoritária, constatando ausência de: participação; comunicação e projeto político-pedagógico construído com a comunidade; e planejamento financeiro. As decisões e prioridades são definidas pela direção e pelos professores e, na sua maior parte, pelo gestor, excluindo os outros trabalhadores da educação do Colégio. A gestão participativa é recomendada como estratégia de superação do autoritarismo e do individualismo, com vistas a uma escola cidadã.
Abstract
Nowadays organizations promote general participation in defining priorities as well as overall satisfaction among employees. This paper examines the Technical College of the Rural Federal University of Rio de Janeiro, to assess management practices and identify actual degree of community participation in defining priorities. Efficiency criteria of participatory management of budgetary resources as well as community perception on administration as to the degree of participation are considered. The study focuses on the rationales underlying the concepts of participative management, communication management, skills and abilities of the school unit manager, public budget, participatory budget and public spending phases. It consisted of bibliographic and documentary research and a public opinion poll. Answers were in the sense of lack of participation and communication between the actors, as well as of a political pedagogical project built by the community and actual financial planning. Decisions and priorities are determined between the dean, the board of directors and the teaching staff but mainly by the principal, leaving other community members out of the administration. We recommend the use of participatory management as a strategy for overcoming authoritarianism and individualism, aiming at building commitment inside the school unit.
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