Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5972
Title: Estudo do veneno de Tityus serrulatus (Scorpiones; Buthidae)procedente do estado da Bahia, Brasil / Study of Tityus serrulatus (Scorpiones; Buthidae) venom proceeding from the state of Bahia, Brazil
Authors: Silva, Tiago Ferreira da
Casais-e-Silva, Luciana Lyra
Barbosa Junior, Aryon de Almeida
Silva, Rejâne Lira da
Affilliation: Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador, Bahia, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz. Salvador, Bahia, Brasil
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Biologia. Salvador, Bahia, Brasil
Abstract: O escorpião Tityus serrulatus é conhecido como a espécie mais importante, do ponto de vista médico, pois é o que causa os acidentes mais graves registrados (para) no território brasileiro. Este trabalho trata da caracterização do veneno de escorpiões T. serrulatus, procedentes de diferentes regiões da Bahia-Brasil, através da obtenção da DL50, a observação da existência do edema pulmonar e caracterização dos distúrbios neurológicos induzido pela peçonha. O veneno foi obtido através de estímulo elétrico, utilizando-se de um extrator desenvolvido especificamente para esse fim. CamundongosSwiss machos (18-22g) foram utilizados para avaliar a toxicidade pelo método de Finney (1971). A indução de edema pulmonar foi calculada pela diferença de peso úmido dos pulmões controle e teste. A DL50 obtida foi de 96,3 µg/camundongo, considerada alta, demonstrando a baixa toxicidade do veneno. A toxicidade observada foi de 3 a 7 vezes menor que a do veneno da mesma espécie em outras regiões do Brasil (São Paulo e Minas Gerais). Nossos resultados demonstraram que o veneno de T. serrulatus do Estado da Bahia não induz o edema pulmonar agudo, tanto na avaliação do índice peso pulmonar/peso corporal quanto na avaliação morfológica. Esses fatores podem explicar a ausência de óbitos nos acidentes por Tityus serrulatus na Região Metropolitana do Salvador (RMS) e é concordante com dados de outros autores que, no período de 1982-2000, não registraram óbito nos acidentes escorpiônicos na mesma região.
keywords: Escorpião – veneno
Tityus
T. serrulatus
DeCS: Venenos de Escorpião
Edema Pulmonar
Camundongos
Animais
Masculino
Camundongos
Issue Date: 2005
Citation: SILVA, T. F. da et al. Estudo do veneno de Tityus serrulatus (Scorpiones; Buthidae)procedente do estado da Bahia, Brasil / Study of Tityus serrulatus (Scorpiones; Buthidae) venom proceeding from the state of Bahia, Brazil. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 4, n. 1, p. 24-31, jan./abr. 2005.
ISSN: 1677-5090
Copyright: open access
Appears in Collections:BA - IGM - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva, Tiago Ferreira da Estudo do veneno....pdf232.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.