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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59740
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso restrito
Data de embargo
2024-06-23
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
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Metadata
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A ABORDAGEM DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Especialidade de Fisioterapia
Instituições acadêmicas
Educação superior
Currículo
Physiotherapy Specialty
academic institutions
college education
Curriculum
Especialidad Fisioterapia
instituciones académicas
educación universitaria
Plan de estudios
Especialidade de fisioterapia
Instituições acadêmicas
Educação superior
Currículo
Nunes Júnior, Josemar Ramos | Data do documento:
2023
Autor(es)
Orientador
Coorientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Resumo
A inserção do fisioterapeuta na Atenção Primária à Saúde (APS) demonstrou a necessidade de reordenar os processos de trabalho e alinhar a formação a um novo contexto e estratégias de trabalho em saúde nos moldes da Estratégia de Saúde da Família. Analisar a abordagem da atenção primária à saúde em cursos de graduação em fisioterapia ofertados por instituições de ensino públicas no estado de Pernambuco. Trata-se de estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa, exploratória e analítica, desenvolvido entre os meses de fevereiro e junho de 2021 em instituições de ensino superior públicas que ofertam o curso de graduação em fisioterapia na modalidade presencial no estado de Pernambuco. Foram realizadas entrevistas com docentes e análise de documentos curriculares. A análise das entrevistas foi orientada pela técnica Análise de Conteúdo de Bardin e a análise documental complementou os achados. Disciplinas obrigatórias e o estágio curricular foram os cenários de aprendizagem onde a abordagem da APS esteve mais consolidada. Disciplinas eletivas foram importantes para o exercício da interprofissionalidade. A curricularização da extensão surgiu como forma de estimular a inserção precoce dos discentes em cenários práticos de aprendizagem na APS. Os conhecimentos de saúde pública/saúde coletiva são pontes para acessar competências necessárias para atuar como fisioterapeuta na APS, devem ser transversais a estrutura curricular pois são fundamentais para a construção de um perfil egresso generalista, humanista, crítico-reflexivo e com capacidade de atuar em todos os níveis de atenção à saúde de forma integral e qualificada.
Resumo em Inglês
The insertion of physical therapists in Primary Health Care (PHC) demonstrated the need to reorganize the work processes and align training with a new context and health work strategies along the lines of the Family Health Strategy (FHS). To analyze the approach of Primary Health Care in physical therapy undergraduate courses offered by public educational institutions in the state of Pernambuco. This is a multiple case study with a qualitative, exploratory and analytical nature, developed between the months of February and June 2021 in public higher educational institutions that offer the undergraduate course in physical therapy in face-to-face modality in Pernambuco state. Interviews with professors and analysis of curriculum documents were carried out. The interviews analysis was guided by Bardin’s technique of Content Analysis and the document analysis completed the findings. Compulsory subjects and the curricular internship were the learning scenarios where the PHC approach was most consolidated. Elective subjects were important for the exercise of interprofessionality. The inclusion of community outreach into the curriculum emerged as a way to stimulate the early insertion of students in practical learning scenarios in PHC. Knowledge of public health/collective health are bridges to access the necessary skills to act as a physical therapist in PHC, they must be transversal to the curricular structure, since they are fundamental for the construction of a generalist, humanist, critical-reflexive egress profile with the capacity to act in all levels of health care in an integral and qualified way.
Palavras-chave
Atenção primária à saúdeEspecialidade de Fisioterapia
Instituições acadêmicas
Educação superior
Currículo
Palavras-chave em inglês
primary health carePhysiotherapy Specialty
academic institutions
college education
Curriculum
Palavras-chave em espanhol
primeros auxiliosEspecialidad Fisioterapia
instituciones académicas
educación universitaria
Plan de estudios
DeCS
Atenção primária à saúdeEspecialidade de fisioterapia
Instituições acadêmicas
Educação superior
Currículo
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