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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59819
ORGANIZAÇÃO DA DEMANDA NO SERVIÇO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE BUCAL EM UMA REGIÃO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Acesso aos serviços de saúde
Práticas de saúde pública
Odontologia
Saúde bucal
Neres, Talitha Giovanna da Silva | Date Issued:
2022
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo deste estudo é descrever a organização da demanda nos serviços de saúde bucal na atenção primária, a partir dos processos de trabalho das equipes de saúde bucal. Trata-se de um estudo de caso com caráter descritivo, qualitativo e transversal de duas unidades básicas de saúde pertencentes à região de saúde norte do Distrito Federal, as quais foram selecionadas de forma intencional e por critério de conveniência. O estudo baseou-se em pesquisas bibliográficas e documentais bem como em resultados de entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais de saúde. Os resultados consistiram na identificação e descrição da estrutura e das práticas de organização da demanda; identificação de boas práticas e de dificuldades relatadas durante o processo, além da sugestão de melhorias para o serviço. A utilização de instrumentos de gestão como a Linha Guia de Saúde Bucal do Distrito Federal foi amplamente identificada no processo de organização da demanda das duas UBSs estudadas. A educação permanente e a compreensão das diretrizes de acesso bem como a atualização das condutas de acesso em nível local, foram algumas das boas práticas identificadas nas UBSs estudadas. Além disso, foi possível identificar adaptações das diretrizes preconizadas na Linha Guia para a realidade local, com a consolidação e qualificação do acolhimento, classificação da demanda e de risco do usuário, além do desenvolvimento de ferramentas eletrônicas de marcação de consultas e implementação do método de acesso avançado. A desatualização das informações do usuário foi uma das dificuldades relatadas, portanto, estratégias de divulgação do serviço foram propostas para melhor acesso aos serviços de saúde bucal. O presente estudo contribuiu para a reflexão sobre as práticas durante a organização da demanda ao serviço de saúde bucal, as quais se mostraram em processo de inovação e consolidação nos locais estudados.
Abstract
The aim of this study is to describe the demand management of the oral service in primary health care (PHC), based on the description of workflow. This is a descriptive, qualitative, and transversal case study related to the data survey extracted from two Primary Health Care Units (PHCU). Both PHCU were located in the northern region of the Federal District (DF) and were selected intentionally by convenience. The study was based on bibliographic and documentary research, following results obtained in semi-structured interviews applied to health professionals. The results included the identification and description of the demand management structure and practices; identification of good practices and related difficulties during the process; and suggestions for improvements. Application of management tools, such as the Guideline of the Federal District, was identified along the entire work processes flow of the two PHCU’s. Continuing education and the understanding of access guidelines, in addition to the application of updated protocols, were practices identified in both PHCU’s. In addition, customization of the guidelines in order to adapt the practice to the local reality was observed. Consolidation and qualification of reception, classification of demand and user risk, in addition to the development of electronic tools for scheduling appointments and implementing advanced access were also observed. The outdating of user information was one of the difficulties related to improvement services, therefore, suggestions for communication strategies to improve access to oral health services were presented. The present study contributed to the understanding of the practices during the demand management of the oral health service, which showed signs of innovation and consolidation in the studied places.
Keywords in Portuguese
AcolhimentoAcesso aos serviços de saúde
Práticas de saúde pública
Odontologia
Saúde bucal
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