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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60059
CAPITAL, IMPÉRIO E FOTOGRAFIA: EVIDÊNCIAS DOS ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS DE EMPRESAS COLONIAIS EM ANGOLA E MOÇAMBIQUE DURANTE O SCRAMBLE FOR AFRICA
Pereira, Hugo Silveira | Date Issued:
2021
Alternative title
Capital, empire and photography: evidence from the photo albums of colonial companies in Angola and Mozambique during the scramble for AfricaAuthor
Affilliation
Universidade Nova de Lisboa. Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia. Investigador auxiliar. Almada, Setúbal, Portugal.
Abstract in Portuguese
Na viragem do século XIX para o XX, Portugal confiou a implementação de sistemas tecnológicos nas suas colónias de Angola e Moçambique a diversas empresas privadas. Essas companhias decidiram preservar para a posteridade as suas atividades por meio da fotografia. Neste artigo, analiso quatro álbuns empresariais de firmas coloniais, combinando uma metodologia semiótica com conceitos de história da tecnologia. Argumento que a fotografia, apesar de publicitada como um instrumento objetivo de registar a realidade, era uma atividade extremamente subjetiva, mas que tomou partido dessa alegada objetividade para criar e fortalecer mitos, pelo impacto da sua visualidade. Contribuo para o debate sobre a importância da cultura visual para estudos coloniais.
Abstract
In the late 19th-early 20th century, Portugal entrusted the implementation of technological systems in its colonies in Angola and Mozambique to several private companies. These companies decided to preserve their activities through photography for posterity. In this article, I analyze four business albums from colonial firms, combining a semiotic methodology with concepts from the history of technology. I argue that photography, despite being advertised as an objective instrument to record reality, was extremely subjective, but that it took advantage of this alleged objectivity to create and strengthen myths, through the impact of its visuality. I also contribute to the debate on the importance of visual culture for colonial studies.
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