Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60246
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
Mostrar registro completo
AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA RECOMENDAÇÃO DAS OFERTAS DA UNASUS A TERCEIROS
Título alternativo
Preliminary evaluation of the recommendation of UNA-SUS offerings to othersAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Resumo
Introdução: A Universidade Aberta do SUS (UNASUS) oferta diversos programas em Educação
Permanente em saúde. Ao final de cada
microcurso, uma enquete é disponibilizada ao
usuário visando obter suas percepções sobre a
oferta. O item relacionado a recomendação de
um microcurso a terceiros é uma forma de
avaliar a satisfação deste usuário. Portanto,
entender fatores que impactam esta variável
pode gerar insights para futuras ofertas da UNASUS. Objetivo: Investigar fatores que
influenciam na recomendação de cursos da
UNA-SUS feita por usuários, a partir das
enquetes de conclusão. Métodos: Foram
consideradas as ofertas do período de 2020 a
2021. Participaram deste estudo 150.000 respostas das enquetes dos concluintes do
Programa de formação em Saúde da Pessoa
Idosa. Uma regressão robusta de Poisson foi
computada. Resultados: Observou-se redução
da prevalência em recomendar cursos da UNASUS a terceiros com as variáveis: atividades de
trabalho comprometeram a participação,
dificuldade em navegar em ambiente do curso;
adequação do conteúdo as expectativas de
aprendizagem; e forma de apresentação do
conteúdo. As mulheres tiveram mais chances
em recomendar os microcursos em relação aos
homens. Conclusão: Espera-se em futuras
pesquisas a adoção desta metodologia em
outros programas da UNA-SUS visando a
promoção de insights a futuras ofertas.
Resumo em Inglês
Introduction: The Open University of Brazilian
Public Health System (UNA-SUS) offers several
programs in Continuous Education in Health.
When concluding an educational offer, the student
is invited to respond to a completion questionnaire
on their perceptions about the course.. One way to
find out about course satisfaction is by asking
whether the student would recommend it to
others.. Therefore, understanding factors that
impact this variable can generate insights for
future UNA-SUS offerings. Objective: To
investigate factors that influence the
recommendation of UNA-SUS courses made by
users, based on the completion surveys. Methods:
Completion questionnaires obtained from the
Elderly Health Program courses offered between
2021 and 2002 were used, totaling 150,000
responses. A robust Poisson regression was
computed. Results: The prevalence of
recommending a course to others was reduced
with the following variables: work activities
compromised participation, difficulty navigating
the course environment; adequacy of content to
learning expectations; and form of content
presentation. Women were more likely to
recommend courses than men. Conclusion: Future
research is expected to adopt this methodology in
other UNA-SUS programs aimed at promoting
insights for future offers.
Compartilhar