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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60271
AVALIAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PRECEPTORES EM SAÚDE (UNA-SUS)
Alternative title
Evaluation of the training course for health preceptors (UNA-SUS)Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianopólis, SC, Brasil. / Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianopólis, SC, Brasil. / Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Secretaria Executiva. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução:Os cursos oferecidos pela UNA-SUS no contexto da educação permanente em saúde possibilitaram a qualificação de milhares de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde em todo o país. Entretanto, a avaliação ainda não se constitui como estratégia institucionalizada nesse contexto. Para o estudo pretendeu adaptar a matriz avaliativa do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à distância (UNA-SUS/ UFSC) para o curso de Preceptores em Saúde, visando a pactuação de um núcleo comum de indicadores, medidas e parâmetros. Métodos: 1-constituição de um núcleo comum de indicadores/medidas; 2-produção e validação de instrumentos/enquetes para início e fim da formação, a partir do núcleo comum pactuado. Resultados:Foi consensuada uma matriz com 3 dimensões, 21 indicadores e 36 medidas distribuídas com parâmetros consensuados entre equipe de pesquisadores e gestão do curso. A partir disso, duas enquetes, abertura (33 itens) e conclusão (37 itens) foram construídas. Após passar por evidências de validade de conteúdo, as enquetes se reestruturaram em abertura (29 itens) e conclusão (37 itens). Conclusão: as métricas produzidas pelas enquetes construídas corroborarão em insights avaliativos sobre o curso, bem como evidências do que melhorar ou adaptar para futuras ofertas.
Abstract
Introduction:The courses offered by UNA-SUS in the context of continuing education in health have enabled the qualification of thousands of professionals working in the Unified Health System throughout the country. However, evaluation is not yet an institutionalized strategy in this context. This study aimed to adapt the evaluation matrix of the Multicenter Program of Professional Qualification in Distance Home Care (UNA-SUS/ UFSC) to the course of Health Preceptors, aiming at the agreement of a common core of indicators, measures and parameters. Methods:1-Creation of a common core of indicators/measures; 2-Production and validation of instruments/services for the beginning and end of the training, based on the agreed upon common core. Results:A matrix with 3 dimensions, 21 indicators and 36 measures distributed with parameters agreed upon by the research team and the course management was agreed upon. From this, two surveys were constructed, opening (33 items) and concluding (37 items). After undergoing content validity testing, the surveys were restructured into opening (29 items) and conclusion (37 items). Conclusion:The metrics produced by the constructed surveys will support course evaluation as well as evidence of what to improve or adapt for future offerings.
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