Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60435
EXCESSO DE MORTALIDADE NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO: O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS ÓBITOS
Pandemia
Excesso de Mortalidade
Sistema de Informação
Município
Rio de Janeiro
Rodrigues, Aline de Macedo | Date Issued:
2022
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho descreveu o padrão de mortalidade nos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, durante a pandemia da COVID-19. É um estudo ecológico descritivo analítico, que verificou alteração no padrão, não só com o excesso de óbitos por mês como também o excesso nas Causas de mortalidade. A distribuição espacial do excesso de óbitos nos municípios permitiu perceber que ocorreu mais excesso nos municípios do entorno da capital. Houve picos de excesso de óbitos coincidentes com picos de óbitos por COVID-19 em onze municípios, o que demonstra que os meses de maio de 2020 e abril de 2021 foram os de maior pressão ao Sistema de Saúde. No cenário de não coincidência também foi possível identificar padrões que sugerem a necessidade de investigação dos óbitos em determinados locais. Identificou-se excesso nos óbitos não só por Doenças Infecciosas, como também em Causas mal definidas e em Doenças do Aparelho Circulatório. Essas alterações devem permanecer nos próximos anos, com a possibilidade de aumento de óbitos por doenças crônicas não diagnosticadas e tratadas devido à pandemia e com a possibilidade de surgimento de novas epidemias. Estudos futuros podem buscar associação entre excesso de óbitos e indicadores de condições de vida dos municípios aqui analisados.
Keywords in Portuguese
COVID-19Pandemia
Excesso de Mortalidade
Sistema de Informação
Município
Rio de Janeiro
Share