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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60502
EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL COM PLATAFORMAS DIGITAIS EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIENCIA
Atenção primária à saúde
Serviços de odontologia escolar
COVID-19
Educação online
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdadede Ciências da Saúde. Departamento de Odontologia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Odontologia de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil.
Universidade Federal de Rondonópolis. Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde em Família. Rondonópolis, MT, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade de Brasília. Faculdadede Ciências da Saúde. Departamento de Odontologia. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Odontologia de Araraquara. Araraquara, SP, Brasil.
Universidade Federal de Rondonópolis. Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde em Família. Rondonópolis, MT, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução:A pandemia da COVID-19 impôs o isolamento social e causou um reordenamento da educação em todos os níveis e modalidades. Objetivo:Relatar umaexperiência bem-sucedida de readaptação de ações em Educação e Promoção de Saúde Bucal realizadas remotamente em um município do Estado de Mato Grosso, por meio de plataformas digitais, como forma de reduzir os danos relacionados com a falta de orientação profissional presencial.Resultados:A experiência mostrou que as crianças se adaptaram ao modelo virtual e mantiveram-se motivadas a realizarem a higiene bucal. Não foi possível realizar a escovação supervisionada nas crianças pois os pais não aderiram às palestras realizadas de maneira virtual. Conclusão:Essa experiência permitiu verificar que atividades educacionais curtas e pontuais, realizadas de maneira virtual e síncrona, podem ser estratégias úteis para levar a Educação em Saúde Bucal para crianças, sobretudo em contextos de isolamento social.
Abstract
Introduction:The pandemic of COVID-19 imposed social isolation and caused a reordering of education at all levels and modalities. Objective:To report a successful experience of readaptation of actions in Education and Oral Health Promotion performed remotely in a municipality of Mato Grosso State, through digital platforms, as a way to reduce thedamage related to the lack of face-to-face professional guidance.Results:The experience showed that the children adapted to the virtual model and remained motivated to perform oral hygiene. It was not possible to perform supervised brushing on the children because their parents did not adhere to the virtual lectures. Conclusion:This experience allowed to verify that short and punctual educational activities, carried out in a virtual and synchronous way, may be useful strategies to take Oral Health Education to children, especially in contexts of social isolation.
Keywords in Portuguese
Educação em saúde bucalAtenção primária à saúde
Serviços de odontologia escolar
COVID-19
Educação online
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