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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6078
REQUISITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: BUSCANDO MAIOR ADERÊNCIA AOS PROCESSOS DE NEGÓCIOS
Campos, André Luiz Nogueira | Data do documento:
2007
Autor(es)
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola Politécnica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Os sistemas de informação se tornaram uma importante ferramenta de negócio, podendo inclusive representar vantagem competitiva para as organizações. Apesar disso, os projetos de construção destes sistemas ainda estão longe de apresentar a qualidade desejada, no tempo e no custo esperados. Trabalhos existentes no mercado demonstram que as principais falhas nestes projetos estão diretamente relacionadas com a elicitação de requisitos, e que portanto, melhorias nesta etapa representariam benefícios para estes projetos. Este trabalho propõe que a obtenção de requisitos a partir de uma fonte complementar à própria expectativa do usuário, ou cliente, que seria dos processos de negócio, ou seja, atividades de trabalho, reduziriam os problemas dos projetos por melhorar a qualidade das informações obtidas com o usuário, aumentar a precisão da compreensão e especificação dos requisitos, adequar as expectativas do usuário ao que o projeto pode realmente entregar, e conseqüente por permitir a estimativa de prazos e custos mais próximos da realidade. Para suportar esta proposta, o trabalho apresenta um caso real de utilização dos conceitos propostos.
Resumo em Inglês
Information systems have become an important business tool and may even represent a competitive advantage for organizations. Nevertheless, construction projects such systems are still far from producing the desired quality, on time and on cost expected. Works on the market shows that the main failures in these projects are directly related to requirements elicitation, and therefore improvements in this step represent benefits for these projects. This work suggests that obtaining requirements from a supplementary source the very user expectation, or client, it would be business processes, or work activities, reduce the problems of projects to improve the quality of information obtained with the user, increase the accuracy of understanding and specification of requirements, match user expectations of what the project can actually deliver, and consequently allow for the estimation of time and cost closer to reality. To support this proposal, the paper presents a real case of use of the proposed concepts.
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