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Objetivos de Desarrollo Sostenible
03 Saúde e Bem-EstarColecciones
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PARTEIRAS EM LONDRINA: (1929-1978)
Mendonça, Lúcia Glicério | Fecha del documento:
2004
Autor
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O objeto de estudo desta dissertação consiste nas relações entre parteiras tradicionais, profissionais de saúde e a população assistida por ambos os grupos, a partir do ponto de vista das parteiras, ao longo do período no qual ocorreram os programas de treinamento para parteiras tradicionais promovidos pela 17 ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, sediada em Londrina, entre os anos de 1975 a 1978. Contudo, o recorte temporal abrange um período maior, inicia-se em 1929, com a formação do primeiro núcleo populacional de Londrina e atinge o ano de 1978. O referencial teórico utilizado no estudo está baseado nas proposições da micro-história italiana. O trabalho de Susan L. Smith, Sick and tired of being sick and tired: black women’s health in América atuou aqui como referencial historiográfico. Dele, aproveitou-se a “idéia do elo”. Esta elaboração teórica consiste na percepção, por parte dos funcionários do Estado, do potencial de iniciativa, aconselhamento e liderança que as parteiras tinham dentro de suas comunidades. A percepção desse potencial é a idéia fundamental dos trabalhos de Saúde Pública com essas mulheres pelo mundo. A dificuldade de se acessar a documentação sobre o treinamento de parteiras levou-nos à opção pelo método de entrevistas e à exploração intensiva das fontes. Os resultados desta pesquisa dão conta de que existiam diferenças entre os significados inferidos à prática da parturição pelas parteiras urbanas e rurais. As parteiras rurais inferiam, quase que exclusivamente, valores religiosos e humanitários à prática. As parteiras urbanas, percebendo o potencial econômico da parturição, acabaram por se apropriar da lógica profissional de médicos e obstetrizes, tomando como exemplo a conduta destes sujeitos. Sendo assim, as parteiras conjugaram os valores de solidariedade, servir e cuidar do próximo com a prática profissional, sem significar, necessariamente, um conflito de valores. Os treinamentos não garantiram a continuação dos serviços realizados por elas, ao terem reconhecidas suas contribuições para a Saúde Pública. Este trabalho quer contribuir para o conhecimento acerca do tema das parteiras e a parturição exercida por elas, no que diz respeito pensar nas maneiras pelas quais as mudanças de práticas tradicionais se dão no cotidiano das pessoas.
Resumen en ingles
The study’ subject of this dissertation consists in the relationships among traditional midwives, profissionals of health and population attend by both grups, starting the midwives’point of view, along the period that happened the training programs for tradicional midwives promoted by 17 a. Health’s Regional of the Paraná State, ocurred in Londrina, from 1975 to 1978. However, the temporary cutting includes a larg period that begins in 1929, with the formation of the first Londrina’s population nucleus and it hits The 1978-year. The theorical reference used in the study is based on the propositions of the Italian micro-history. The work of Susan L. Smith, Sick an tired of being sick and tired: black women’s health in America acted here as historical reference. Than, it took adventage a “link idea”. This theorical elaboration consists in the perception, on the side of State’s employees, of the initiative potential, advesement and leadership that the mdwives had inside of their communities. The perception of this potential is the funamental idea of the Public Health’s works with these women aroud the world. The dificulty of accessing the documentation on the midwives’ traning took us the choice for the method of interviews and the intensive exploration of font. The results of this reserch show us, there were differences about the meanings inferred to the pratice of midwifery by the urban and rural midwives. The rural midwives inferred, almost that exclusively, religiosous and humanitarian’s values to the practice. The urban midwives, noticing the economical potential of the midwifery, adapting of the doctors’ professional logic and midwives, taking as exemple the conduct of these subjects. Actually, the midwives conjugated the solidarity values, to serve and to care of the neighbor with the profissional practice without meaning, necessarily, a conflict of values. The trainings didn’t guarantee the contination of the services accomplished by them, in the moment that have recognized their contributions for the Public Health.
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