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EDUCANDO OS EDUCADORES: CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO SANITÁRIA NA EXPERIÊNCIA DO SESP (1950-1960)
Cardoso, José Leandro Rocha | Fecha del documento:
2009
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O presente trabalho aborda a utilização dos estudos em ciências sociais no direcionamento das atividades de educação sanitária no Serviço Especial de Saúde Pública, durante a década de 1950. Na Seção de Pesquisas Sociais, os cientistas, influenciados pelos estudos de comunidade, se dedicaram à tarefa de interpretar o modo de vida do sertanejo, promovendo estudos sobre seus hábitos, sua cultura e seus referenciais de cura, a fim de dar suporte teórico e metodológico às atividades de educação sanitária e promover a elaboração de estudos socio-econômicos, visando a organização comunitária das populações rurais. As diretrizes sociais para a atuação do SESP, definidas como marco inicial para a construção de uma dita moderna saúde pública, foram transmitidas aos demais profissionais do SESP por meio de cursos de formação, folhetos, revistas, boletins e livros publicados, como o livro A Educação dos Grupos, que constituíram o suporte teórico por meio do qual seriam formados os educadores de saúde pública do SESP, que, a rigor, deveriam ser todos os seus funcionários, ligados direta ou indiretamente à função de educar, para fins de saneamento, a população rural.
Resumen en ingles
The work approaches the sanitary education, during the years of 1950, tending to discuss the interface between health and development, focusing the social scientists' performance in the elaboration of studies that subsidized the activities of public health in the rural areas of Brazil. SESP consolidated its model of public health, associating measures of environmental intervention to the community organization. In the Section of Social Researches, social scientists, influenced by community's studies, promoted studies on the rural populations and their habits in order to give theoretical and methodological support to the activities of sanitary education. Those guidelines were transmitted to the other professionals of SESP through formation courses, pamphlets, bulletins of internal circulation as well as publications like the book A Educação dos Grupos (the Education of the Groups), which constitute the sources for this analysis. Keywords: public health, social sciences and sanitary education.
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