Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61443
Tipo
TCCDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
"S.O.S - OPERAÇÃO: SALVE QUEM PUDER": UMA FERRAMENTA PARA POPULARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Biodiversidade
Consciência Ambiental
Divulgação Científica
Jogos de Tabuleiro
Biodiversity
Environmental Awareness
Game Board
Science Communication
Biodiversidade
Educação em Saúde Ambiental
Comunicação e Divulgação Científica
Jogos Recreativos
Ferreira, Dayanne Ives dos Santos | Fecha del documento:
2022
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
Nos últimos anos, o Brasil, país megadiverso biologicamente e com dimensões continentais, vem passando por diversos eventos de perda de biodiversidade. Apesar da regulamentação das medidas de preservação e conservação, cabe ao processo de ensino-aprendizagem conceber e estimular a consciência ambiental, para que as mudanças de costumes possam trazer medidas mais eficazes em longo prazo. Apropriando-se do jogo, em especial o de tabuleiro, um fenômeno cultural em ascensão no mercado, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de jogo de tabuleiro que possa ser utilizado como ferramenta de apoio ao professor-facilitador na introdução de temas e conceitos relacionados à perda da biodiversidade no Brasil que estimule o desenvolvimento da consciência ambiental. Dentro do universo proposto, conclui-se que inovar no processo de ensino-aprendizagem, amparando-se no uso de métodos pedagógicos alternativos, torna-se uma estratégia válida que permite ao aluno acrescentar suas relações interpessoais, seu raciocínio e senso crítico, além da apropriação dos conteúdos pertinentes ao currículo, cabendo ao professor o papel de mediador do processo de aprendizagem ativa.
Resumen en ingles
In recent years, Brazil, a biologically megadiverse country with continental dimensions, has been experiencing several biodiversity loss events. Despite the regulation of preservation and conservation measures, it is up to the teaching- learning process to conceive and stimulate environmental awareness, so that changes in customs can bring more effective measures in the long run. Appropriating the game, especially the board game, a rising cultural phenomenon in the market, this paper aims to present a board game proposal that can be used as a support tool for the facilitator teacher in the introduction of themes and concepts related to the loss of biodiversity in Brazil that stimulates the development of environmental awareness. Within the proposed universe, it is concluded that innovating in the teaching-learning process, based on the use of alternative pedagogical methods, becomes a valid strategy that allows students to add their interpersonal relationships, their reasoning and critical sense, as well as their appropriation. content relevant to the curriculum, the teacher being the mediator role of the active learning process.
Palabras clave en portugues
Aprendizagem AtivaBiodiversidade
Consciência Ambiental
Divulgação Científica
Jogos de Tabuleiro
Palabras clave en ingles
Active LearningBiodiversity
Environmental Awareness
Game Board
Science Communication
DeCS
Aprendizagem Baseada em ProblemasBiodiversidade
Educação em Saúde Ambiental
Comunicação e Divulgação Científica
Jogos Recreativos
Compartir