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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61488
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DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
01 Erradicação da pobreza03 Saúde e Bem-Estar
04 Educação de qualidade
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PRÁTICA SANITÁRIA OU INSTRUMENTO DE AÇÃO IDEOLÓGICA
Fatores Socioeconômicos
Questionários
Serviços de Saúde
Atitude Frente a Saúde
Ornellas, Cleuza Panisset | Date Issued:
1981
Alternative title
Health education: health practice or instrument of ideological actionAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho pretende colocar em discussão as evidências da ação ideológica exercida pela educação, enquanto atividade de Saúde Pública. A análise da ação educativa abrangeu os seguintes aspectos que, para fins do estudo, foram considerados como ocorrendo em uma continuidade, a saber: uma discussão do processo de institucionalização da educação como prática de saúde pública, abrangendo, especificamente, no caso brasileiro, o período de 1889/1960; delineamento dos determinantes econômicos e sanitários do período de estudo: 1960/1979; o discurso oficial contendo referência à saude e à Educação em Saúde, analisado em função dos objetivos e do conteúdo; a prática educativa desenvolvida nos Serviços de Saúde Pública, observada em Unidades de Saúde Pública da Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e Unidades da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; conceitos populares sobre saúde, referentes a alguns aspectos correntes, em cuja análise foram utilizados os dados de um inquérito realizado junto à clientela de um Hospital da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Os dados analisados contêm evidências que conduzem a inferir - entre outras deduções - que a ação educativa desenvolvida nos Serviços de Saúde Pública se traduz em uma ação ideológica, na medida em que impõe às populações atendidas por aqueles serviços, juntamente com informações sobre saúde geradas no interior da subcultura dominante, uma visão do mundo e da relação entre as classes como idealmente corretas. Diante dos resultados do estudo, propõe-se que os organismos responsáveis pelos programas de saúde pública, inclusive no que se refere à formação de pessoal de saúde, analisem a necessidade de uma reformulação dos pressupostos metodológicos e procedimentos usuais da Educação em Saúde, com vistas a sua adequação a modelos que atendam concretamente os legítimos interesses das clientelas dos Serviços de Saúde.
Abstract
This monograph intends to discuss the evidence of the ideological action practiced by education as a public health activity. The following aspects were considered for the analysis of the educational action: a debate for the estabilishment of education as a public health practice inclosing the brazilian situation between 1889/1960; an outlining of the economic and sanitary determinants in the period of 1960//1979; an official address containing references on Health and Health Education analysed in relation to aims and contents; the practice of Education developed in the Public Health Service and observed in the Public Health units of the Secretary of Health in the State of Rio de Janeiro and the Municipal Secretary of Health in the city of Rio de Janeiro; popular opinion about health, based on data collected among clientele of a Municipal hospital, Rio de Janeiro city. Evidence was found suggesting the educational action developed in the Public Health Service is ideologic, as it imposes upon those who use these services, not only health information born within a dominant sub culture, but a vision of the world and relations among classes as being ideally correct. As a result of this study, it is proposed that the institutions responsable for Public Health programs, including those related in Health personnel training, revise their methodological assunptions and their usual procedures of Health Education in an attempt to adjust them to standards that will attend the real interests of Health Service clientele.
DeCS
Educação em SaúdeFatores Socioeconômicos
Questionários
Serviços de Saúde
Atitude Frente a Saúde
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