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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62807
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidade11 Cidades e comunidades sustentáveis
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POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS JOVENS NO MEIO RURAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Título alternativo
Public policies and the professional training of young people in rural areas: An integrative reviewAutor(es)
Afiliação
Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, Brasil
Escola Nacional de Ciências Estatísticas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Escola Nacional de Ciências Estatísticas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil
Resumo
Nos últimos anos, os pesquisadores têm estudado a categoria da juventude rural, ou seja, os jovens cidadãos que optaram por viver no meio rural. O objetivo do estudo foi identificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as políticas públicas de acesso à educação e profissionalização dos jovens rurais no contexto brasileiro. A hipótese é de que as políticas públicas voltadas para o meio rural permitem o acesso ao ensino e aprendizagem dos jovens rurais e capacitam-nos para o mercado de trabalho. Como estratégia metodológica foi utilizada uma pesquisa de cunho de revisão integrativa. A coleta de dados foi realizada no mês de abril e maio de 2022. Ao todo, foram 14 trabalhos analisados neste estudo. Além disso, foram consideradas as obras com o intervalo de tempo de 13 anos, no período de 2009 a 2022. Conclui-se que o objetivo do artigo foi alcançado, pois, por meio da análise dos documentos, foi possível identificar as políticas públicas, assim como os programas, de acesso à educação e profissionalização dos jovens rurais no contexto brasileiro, como o PRONAETC, PRONAF, EFA e CEFET.
Resumo em Inglês
In recent years, researchers have studied the category of rural youth, that is, young citizens who have chosen to live in rural areas. The objective of the study was to identify, through an integrative literature review, public policies for access to education and professionalization of rural youth in the Brazilian context. The hypothesis is that public policies aimed at the rural environment allow rural youth access to teaching and learning and qualify them for the job market. As a methodological strategy, an integrative review research was used. Data collection was carried out in April and May 2022. In all, there were 14 works analyzed in this study. In addition, works with a time interval of 13 years, from 2009 to 2022, were considered. It is concluded that the objective of the article was achieved, since, through the analysis of the documents, it was possible to identify the public policies, as well as the programs of access to education and professionalization of rural youth in the Brazilian context, such as PRONAETC, PRONAF, EFA and CEFET.
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