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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO POLITÉCNICA EM GESTÃO EM SAÚDE
Formação Técnica
Estágio Supervisionado
Educação Omnilateral
Formación Técnica
Prácticas Supervisadas
Educación Omnilateral
Gomes, Ana Paula de Souza | Date Issued:
2012
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) foi criada em 1985 e representa uma conquista do movimento sanitário que impulsionou a constituição da saúde como um direito de cidadania e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS). O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é norteado pela noção de politecnia, que defende a luta pela saúde pública e uma formação crítica e integral de trabalhadores. A politecnia pressupõe a superação da divisão entre trabalho intelectual e manual, ou entre aqueles que pensam e aqueles que executam, não permitindo que o trabalhador tenha uma visão fragmentada do processo de trabalho. Com base nessa noção, a escola possui um currículo integrado que envolve a formação geral (ensino médio) e específica (curso técnico), bem como a articulação permanente entre teoria e prática. O currículo visa, por meio da pesquisa e de atividades práticas, uma formação que aborde conteúdos numa perspectiva histórica, ética e política. O Curso Técnico de Gerência em Saúde (CTGS) é constituído por três componentes curriculares: Iniciação à Educação Politécnica, Projeto Trabalho, Ciência e Cultura, e Gerência em Saúde. O primeiro visa uma formação inicial que possibilita ao aluno compreender questões históricas e conceituais na área da saúde. O segundo fortalece a pesquisa como princípio educativo. O terceiro componente, Gerência em Saúde, é voltado para questões específicas no campo da gestão e se organiza com base em quatro noções metodológicas: interdisciplinaridade, contextualização, historicidade e caráter social da formação humana. O aluno, ao final do CTGS, é inserido em instituições e serviços de saúde para realização de estágio supervisionado, com o objetivo de promover a integração entre teoria e prática. Nesse sentido, a hipótese principal desta pesquisa é que o estágio é um dispositivo de formação que possibilita a reflexão crítica das contradições constituídas no cotidiano dos serviços e instituições de saúde. Espera-se, com a investigação, colaborar com a formação no âmbito da gestão, especialmente no contexto de reforma curricular do CTGS, em defesa de uma escola unitária e de uma educação omnilateral que possibilite a melhoria do SUS. Compreender a dimensão educativa do estágio curricular do Curso Técnico de Gerência de Serviços de Saúde, segundo a visão dos alunos-estagiários. Identificar os campos de estágio e o trabalho do CTGS Compreender as dificuldades no exercício do trabalho, as críticas e estratégias de enfrentamento desenvolvidas pelos alunos; Analisar os desafios colocados à formação politécnica no âmbito do estágio do Curso Técnico de Gerência em Saúde. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa, por estar preocupada com a dimensão educativa do trabalho ou sobre como o trabalho no âmbito do estágio é um dispositivo de formação que opera pelas contradições percebidas e vivenciadas pelos alunos. Além disso, o fenômeno analisado é parte constituinte da realidade social, e não pode ser quantificado. A abordagem da pesquisa toma como referência teórica às noções definidas no PPP da escola. Para o alcance dos objetivos foi realizado um grupo focal com os alunos-estagiários, que possibilitou aprofundar o debate sobre a importância do estágio na formação dos técnicos em gerência em saúde. O grupo focal foi realizado com 6 ex-alunos formados em 2010 e 2011. O estágio curricular é uma atividade do curso CTGS que ocorre no final do curso, possibilitando o aluno interagir com o mundo do trabalho. Essa atividade é supervisionada pelos os pesquisadores do Laboratório de Educação Profissional de Gestão em Serviços de Saúde, com o objetivo de acompanhar os alunos nas instituições e possibilitar uma integração dos conceitos teóricos com a prática. Os alunos devem cumprir uma carga horária de 420 horas em regime de 12 horas semanais nos campos de estágio.
Abstract
The Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health (EPSJV) was created in 1985 and represents an achievement of the health movement that promoted the constitution of health as a right of citizenship and the construction of the Unified Health System (SUS). The school's Political Pedagogical Project (PPP) is guided by the notion of polytechnics, which defends the fight for public health and critical and comprehensive training of workers. Polytechnics presupposes overcoming the division between intellectual and manual work, or between those who think and those who perform, not allowing the worker to have a fragmented view of the work process. Based on this notion, the school has an integrated curriculum that involves general (high school) and specific (technical course) training, as well as permanent articulation between theory and practice. The curriculum aims, through research and practical activities, to provide training that addresses content from a historical, ethical and political perspective. The Technical Health Management Course (CTGS) consists of three curricular components: Introduction to Polytechnic Education, Work, Science and Culture Project, and Health Management. The first aims at initial training that enables the student to understand historical and conceptual issues in Health area. The second strengthens research as an educational principle. The third component, Health Management, is focused on specific issues in the field of management and is organized based on four methodological notions: interdisciplinarity, contextualization, historicity and social character of human formation. At the end of the CTGS, the student is placed in health institutions and services to undertake a supervised internship, with the aim of promoting integration between theory and practice. In this sense, the main hypothesis of this research is that the internship is a training device that enables critical reflection on the contradictions constituted in the daily life of health services and institutions. The research is expected to collaborate with management training, especially in the context of CTGS curricular reform, in defense of a unitary school and omnilateral education that enables the improvement of the SUS. Understand the educational dimension of the curricular internship of the Health Services Management Technical Course, according to the perspective of the student-interns. Identify the internship fields and the work of the CTGS Understand the difficulties in carrying out the work, the criticisms and coping strategies developed by the students; Analyze the challenges posed to polytechnic training within the scope of the internship of the Technical Health Management Course. The research can be classified as qualitative, as it is concerned with the educational dimension of the work or with how work within the scope of the internship is a training device which operates through the contradictions perceived and experienced by students. Furthermore, the phenomenon analyzed is a constituent part of social reality, and cannot be quantified. The research approach takes as a theoretical reference the notions defined in the school's PPP. To achieve the objectives, a focus group was held with the intern students, which made it possible to deepen the debate on the importance of the internship in the training of health management technicians. The focus group was carried out with 6 former students who graduated in 2010 and 2011. The curricular internship is an activity of the CTGS course that takes place at the end of the course, enabling the student to interact with the world of work. This activity is supervised by researchers from the Professional Education Laboratory for Management in Health Services, with the aim of accompanying students in institutions and enabling the integration of theoretical concepts with practice. Students must complete a workload of 420 hours, 12 hours a week in the internship fields.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
La Escuela Politécnica de Salud Joaquim Venâncio (EPSJV) fue creada en 1985 y representa una conquista del movimiento sanitario que promovió la constitución de la salud como derecho de la ciudadanía y la construcción del Sistema Único de Salud (SUS). El Proyecto Político Pedagógico (PPP) de la escuela se guía por la noción de politécnico, que defiende la lucha por la salud pública y la formación crítica e integral de los trabajadores. La Politécnica supone superar la división entre trabajo intelectual y manual, o entre quienes piensan y quienes actúan, no permitiendo al trabajador tener una visión fragmentada del proceso de trabajo. Con base en esta noción, la escuela cuenta con un currículo integrado que involucra una formación general (bachillerato) y específica (curso técnico), así como una articulación permanente entre teoría y práctica. El plan de estudios pretende, a través de investigaciones y actividades prácticas, brindar una formación que aborde los contenidos desde una perspectiva histórica, ética y política. O Curso Técnico de Gerência em Saúde (CTGS) é constituído por três componentes curriculares: Iniciação à Educação Politécnica, Projeto Trabalho, Ciência e Cultura, e Gerência em Saúde. O primeiro visa uma formação inicial que possibilita ao aluno compreender questões históricas e conceituais na área de la salud. El segundo fortalece la investigación como principio educativo. El tercer componente, Gestión en Salud, se centra en cuestiones específicas del campo de la gestión y se organiza a partir de cuatro nociones metodológicas: interdisciplinariedad, contextualización, historicidad y carácter social de la formación humana. Al finalizar el CTGS, el estudiante es ubicado en instituciones y servicios de salud para realizar una pasantía supervisada, con el objetivo de promover la integración entre teoría y práctica. En este sentido, la principal hipótesis de esta investigación es que la pasantía es un dispositivo formativo que posibilita la reflexión crítica sobre las contradicciones constituidas en el cotidiano de los servicios e instituciones de salud. Se espera que la investigación colabore con la formación gerencial, especialmente en el contexto de la reforma curricular de la CTGS, en defensa de una escuela unitaria y omnilateral que posibilite la mejora del SUS. Comprender la dimensión educativa de la pasantía curricular del Curso Técnico en Gestión de Servicios de Salud, según la perspectiva de los estudiantes-pasantes. Identificar los campos de prácticas y el trabajo del CTGS Comprender las dificultades en la realización del trabajo, las críticas y estrategias de afrontamiento desarrolladas por los estudiantes; Analizar los desafíos que plantea la formación politécnica en el ámbito de la pasantía del Curso Técnico de Gestión en Salud. La investigación puede clasificarse como cualitativa, en cuanto se refiere a la dimensión educativa del trabajo o a cómo se trabaja en el ámbito de la pasantía. un dispositivo de formación que opera a través de las contradicciones percibidas y vividas por los estudiantes. Además, el fenómeno analizado es parte constitutiva de la realidad social y no puede ser cuantificado. El enfoque de investigación toma como referente teórico las nociones definidas en el PPP de la escuela. Para lograr los objetivos se realizó un grupo focal con los estudiantes pasantes, lo que permitió profundizar el debate sobre la importancia de la pasantía en la formación de técnicos en gestión en salud. El grupo focal se realizó con 6 exalumnos graduados en 2010 y 2011. La pasantía curricular es una actividad del curso CTGS que se realiza al final del curso, permitiendo al estudiante interactuar con el mundo laboral. Esta actividad es supervisada por investigadores del Laboratorio de Educación Profesional para la Gestión en Servicios de Salud, con el objetivo de acompañar a los estudiantes en las instituciones y posibilitar la integración de conceptos teóricos con la práctica. Los estudiantes deben completar una carga de trabajo de 420 horas, 12 horas semanales en los campos de prácticas.
Keywords in Portuguese
Educação ProfissionalFormação Técnica
Estágio Supervisionado
Educação Omnilateral
Keywords in Spanish
Educación ProfesionalFormación Técnica
Prácticas Supervisadas
Educación Omnilateral
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