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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64487
ANALISANDO AS MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Alternative title
Analyzing the motivations of foreign students at the Oswaldo Cruz Institute at the Oswaldo Cruz FoundationAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Nas últimas décadas houve aumento no trânsito internacional de estudantes de todos os níveis e nacionalidades. Considerando a pós-graduação como parte desse processo e a diversidade cultural de estudantes como desafio para o ensino, este trabalho investigou os processos motivacionais dos estudantes estrangeiros do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz/RJ entre julho e outubro de 2016. Os dados foram obtidos por entrevistas e questionários semiestruturados e para a análise das motivações dos estudantes foi usada a Teoria da Autodeterminação através da metodologia Análise de Conteúdo. Na análise dos processos regulatórios de motivação observa-se que a Regulação Integrada predomina entre os entrevistados. Pesquisas como esta são importantes para o ensino, pois levam à ampliação do conhecimento de fatores subjetivos, como a motivação, que influenciam e trazem consequências tanto para as trocas acadêmicas como para o processo de produção do conhecimento, principalmente em cursos de pós-graduação.
Abstract
In recent decades there has been an increase in international movement of students of all levels and nationalities. Considering postgraduate studies as part of this process and the cultural diversity of students as a challenge for teaching, this work investigated the motivational processes of foreign students at the Oswaldo Cruz Institute of the Oswaldo Cruz Foundation/RJ between July and October 2016. The data were obtained through interviews and semi-structured questionnaires and to analyze the students' motivations, the Self-Determination Theory was used through the Content Analysis methodology. In the analysis of regulatory motivation processes, it is observed that Integrated Regulation predominates among the interviewees. Research like this is important for teaching, as it leads to increased knowledge of subjective factors, such as motivation, which influence and have consequences for both academic exchanges and the knowledge production process, especially in postgraduate courses.
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En las últimas décadas se ha producido un aumento del movimiento internacional de estudiantes de todos los niveles y nacionalidades. Considerando los estudios de posgrado como parte de este proceso y la diversidad cultural de los estudiantes como un desafío para la enseñanza, este trabajo investigó los procesos motivacionales de estudiantes extranjeros en el Instituto Oswaldo Cruz de la Fundación Oswaldo Cruz/RJ entre julio y octubre de 2016. Los datos fueron obtenidos a través de entrevistas y cuestionarios semiestructurados y para analizar las motivaciones de los estudiantes se utilizó la Teoría de la Autodeterminación a través de la metodología de Análisis de Contenido. En el análisis de los procesos de motivación regulatoria se observa que la Regulación Integrada predomina entre los entrevistados. Investigaciones como esta son importantes para la docencia, ya que conducen a un mayor conocimiento de factores subjetivos, como la motivación, que influyen y tienen consecuencias tanto para los intercambios académicos como para el proceso de producción de conocimiento, especialmente en los cursos de posgrado.
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