Author | Frutuoso, Telma de Mello | |
Author | Frutuoso, Valber da Silva | |
Access date | 2024-06-13T19:05:32Z | |
Available date | 2024-06-13T19:05:32Z | |
Document date | 2006 | |
Citation | FRUTUOSO, Telma de Mello; FRUTUOSO, Valber da Silva. A influência da iniciação científica no ensino médio: contribuições para a educação em ciência na sala de aula. Atas do 5º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, n. 5, 10 p., 2006. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64492 | |
Description | Produto do projeto de pesquisa A influência da iniciação científica no ensino médio: contribuições para educação em ciência me sala de aula | en_US |
Abstract in Portuguese | O estudo tem como proposta, investigar a influência de um Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, sobre o ensino de ciência. De acordo com a literatura, o ensino de ciência tem se transformado em um dos temas mais importantes no campo da pesquisa em educação. O estudo foi realizado no Colégio Pedro II, tendo como sujeitos os alunos do ano de 2002; professores de biologia e química; diretor e o coordenador do Programa de Iniciação Científica, A escolha considerou tratar-se de escola Pública de grande porte com expressiva representatividade de alunos. Espera-se que o estudo identifique se a participação de alunos do Ensino Médio em um Programa de Iniciação Científica contribui para o ensino de ciência em sala de aula, tendo em vista o confronto teórico-prático que o Programa possibilita aos alunos. Finalmente, analisa-se o aproveitamento das experiências que esses alunos obtêm nos laboratórios como estratégia metodológica de ensino. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | ABRAPEC | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Programa de Vocação Científica | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino Médio | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino de Ciências | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em Ciências | en_US |
Title | A influência da iniciação científica no ensino médio: contribuições para a educação em ciência na sala de aula | en_US |
Alternative title | The influence of the scientific initiation in the high school teaching: contributions for the education in science in the classroom | en_US |
Type | Papers presented at events | en_US |
Abstract | The aim of this study is to investigate the influence of a Scientific Initiation Program in the teaching of science at a high school. In agreement with the literature, the teaching of science has transformed into one of the most important themes in the field of the research in education. We conducted the study at Pedro II School, having as subject’s students of the year of 2002; teachers of Biology and Chemistry; the director and the coordinator of the Scientific Initiation Program. The choice considered a Public school of great load with, expressive representativeness of students. It is expected that the study identify if participation of high school students in a Scientific Initiation Program contributes to the teaching of science in classroom, taking into account the theoretical-practical confrontation that this Program makes possible to its students. Finally, we analyzed the learning experiences that these students obtain at the laboratories as a possible methodological strategy of Science teaching. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | El propósito del estudio es investigar la influencia de un Programa de Iniciación Científica en la Escuela Secundaria en la enseñanza de las ciencias. Según la literatura, la enseñanza de las ciencias se ha convertido en uno de los temas más importantes en el campo de la investigación en educación. El estudio se realizó en el Colegio Pedro II, teniendo como sujetos estudiantes del año 2002; profesores de biología y química; director y coordinador del Programa de Iniciación Científica, la elección consideró que se trataba de una escuela pública de gran tamaño y con una importante representación de estudiantes. Se espera que el estudio identifique si la participación de estudiantes de secundaria en un Programa de Iniciación Científica contribuye a la enseñanza de las ciencias en el aula, dada la confrontación teórico-práctica que el Programa posibilita a los estudiantes. Finalmente, se analiza el aprovechamiento de las experiencias que estos estudiantes obtienen en los laboratorios como estrategia metodológica de enseñanza. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. | en_US |
Subject | Scientific Vocation Program | en_US |
Subject | High school | en_US |
Subject | Science Teaching | en_US |
Subject | Science Education | en_US |
Subject in Spanish | Programa de Vocación Científica | en_US |
Subject in Spanish | Escuela Secundaria | en_US |
Subject in Spanish | Enseñanza de las Ciencias | en_US |
Subject in Spanish | Educación Científica | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Ensino | en_US |
DeCS | Estudantes | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |