Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64505
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
ARTE E CIÊNCIA EM PROCESSOS FORMATIVOS EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS
Soutto Mayor, Ana Lucia | Date Issued:
2020
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O texto explora a interseção entre arte e ciência nos processos formativos de iniciação científica no Ensino Médio, focando nos desafios epistemológicos dessa integração. A reflexão enfatiza como a experiência estética pode ampliar o horizonte dos estudantes, provocando novas questões e hipóteses em suas pesquisas. O texto propõe que a arte não apenas complementa, mas também desafia e enriquece a prática científica, proporcionando uma visão ampliada e criativa do conhecimento.
Abstract
The text explores the intersection between art and science in the formative processes of scientific initiation in high school, focusing on the epistemological challenges of this integration. The reflection emphasizes how aesthetic experience can broaden students' horizons, provoking new questions and hypotheses in their research. The text proposes that art not only complements, but also challenges and enriches scientific practice, providing an expanded and creative vision of knowledge.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El texto explora la intersección entre arte y ciencia en los procesos formativos de iniciación científica en la escuela secundaria, centrándose en los desafíos epistemológicos de esta integración. La reflexión enfatiza cómo la experiencia estética puede ampliar los horizontes de los estudiantes, provocando nuevas preguntas e hipótesis en su investigación. El texto propone que el arte no sólo complementa, sino que también desafía y enriquece la práctica científica, brindando una visión ampliada y creativa del conocimiento.
Share