Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64760
O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA AUTOCOMPOSIÇÃO DE CONFLITOS SANITÁRIOS TRANSINDIVIDUAIS
El rol del Ministerio Público en la autocomposición de conflictos sanitarios transindividuales
Matos, Lucineia Vieira | Date Issued:
2017
Alternative title
The role of the Public Attorney’s Office on the auto composition of transindividual sanitary conflictsEl rol del Ministerio Público en la autocomposición de conflictos sanitarios transindividuales
Author
Affilliation
Ministério Público do Estado de Goiás. Goiânia, GO, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: analisou-se o papel do Ministério Público na autocomposição bilateral de conflitos sanitários transindividuais, envolvendo políticas públicas de saúde, notadamente se pode atuar como mediador, tendo em vista sua condição de parte, legitimado extraordinário pela substituição processual. Metodologia: tratou-se de estudo exploratório, de base qualitativa, desenvolvido a partir de fontes documentais primárias e bibliográficas, interpretadas e valoradas com os recursos da análise de conteúdo. Resultados: os resultados apurados indicaram que a adequada resolução de conflitos sanitários transindividuais, envolvendo direito à saúde e políticas públicas de saúde, perpassa por um sistema multiportas de acesso à Justiça, com primazia para a autocomposição bilateral, através da negociação, da mediação e da conciliação, de modo que o sistema de jurisdição somente seja acionado como último recurso. Emergiu, também, a legitimidade do Ministério Público para atuar nesse sistema, desempenhando distintos papéis na seara judicial e extrajudicial, tendo a observância ao ordenamento jurídico como linha condutora de sua atuação. Conclusão: na autocomposição bilateral de conflitos sanitários transindividuais, o Ministério Público atua como autêntico negociador colaborativo.
Abstract
Objective: the role of the Public Attorney’s Office on the bilateral auto
composition of transindividual sanitary conflicts was analyzed, involving public policies of
health, notably if it can act as a mediator bearing in mind its condition as a part,
extraordinary legitimated by process substitution. Methodology: It was made in the way
of an exploratory study, of qualitative basis, developed from primary and bibliographic
documental resources on, interpreted and appraised with the resources of contain
analysis. Results: the results ascertained indicated that the suitable resolution of the
trans individual sanitary conflicts, involving the right to health and public health policies,
overarches a multiple doors system, of access to justice with primacy to the bilateral auto
composition, through the negotiation, the mediation and the conciliation in the way that
the jurisdiction system is only activated as the final resource. So, is also emerged, the
legitimacy of the Public Attorney’s Office to act in that system, performing distinct roles in Cad. Ibero-Amer. Dir. Sanit., Brasília, 6(4):70-90, out./dez, 2017 71
the judicial and extrajudicial field having the compliance to the legal order as the
conducting line of its acting. Conclusion: On the bilateral auto composition of the
transindividual sanitary conflicts, the Public Attorney’s Office acts as an authentic
collaborative negotiator.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Objetivo: Se hizo un análisis del rol del Ministerio Público en la
autocomposición bilateral de conflictos sanitarios transindividuales, envolviendo políticas
públicas de salud, notablemente se puede actuar como mediador, teniendo en vista su
condición de parte, legitimado extraordinario por la sustitución procesual. Metodología:
Se ha tratado de estudio exploratorio, de base cualitativa, desarrollado a partir de
fuentes documentales primarias y bibliográficas, interpretadas y valoradas con recursos
de análisis de contenido. Resultados: los resultados apurados han indicado que la
adecuada resolución de conflictos sanitarios transindviduales, envolviendo derecho a la
salud, recorre por un sistema múltiples puertas de acceso a la justicia, con primacía para
la autocomposición bilateral, a través de la negociación, de la mediación y de la
conciliación, de modo que el sistema de jurisdicción solamente sea accionado como
último recurso. Ha emergido, también, la legitimidad del Ministerio Público para actuar
en ese sistema, desempeñando distintos roles en el campo judicial y extrajudicial,
teniendo la observancia al ordenamiento jurídico como línea conductora de su
actuación. Conclusión: en la autocomposición bilateral de conflictos sanitarios
transindividuales, el Ministerio Público actúa como auténtico negociador colaborativo.
Share