Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65158
RESISTÊNCIA E PRÁXIS NA GREVE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
Alternative title
Resistance and praxis in the strike of the teachers of the rio de janeiro municipal networkAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo tem por objetivo analisar as relações entre trabalho, educação e saúde na greve dos profissionais de educação da rede municipal do Rio de Janeiro, ocorrida no ano de 2013. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual adotou, como técnica de investigação, a realização de entrevistas individuais e a pesquisa documental, com base na imprensa sindical. Foi escolhida a técnica de análise temática, e foram identificados três temas principais de interpretação, a saber: trabalho e defesa da educação pública de qualidade; aprendizado coletivo e pedagogia da luta; e luta coletiva pela saúde. No ângulo de compreensão da história, a greve materializou-se como espaço de questionamento acerca da situação do trabalho nas escolas e como movimento de luta em defesa da educação pública de qualidade. Do mesmo modo, a greve trouxe reflexões acerca da relação entre o trabalho docente e a luta pela saúde. Conclui-se que ações coletivas de trabalhadores são espaços de aprendizagem, de produção de conhecimento e intervenção em saúde. Trata-se de uma perspectiva ampliada de educação e saúde, como práxis pedagógica, que se processa na luta e na valorização da experiência coletiva do trabalho.
Abstract
The aim of the present study was to analyze
the relationships between work, education and health
in the strike of the education professionals of the Rio
de Janeiro (Brazil) municipal network, in the year of
2013. This is a qualitative research, which adopted
individual interviews and documentary research as
its investigation technique, based on the trade union
press. We chose the thematic analysis technique, and
three main themes of interpretation were identified:
work and defense of quality public education; collective
learning and struggle pedagogy; and collective fight
for health. From the angle of the historical understan ding of the event, the strike materialized as a space
for questioning the situation of work in schools and
as a movement of struggle in defense of quality public
education. Likewise, the strike raised reflections about
the relationship between teaching as an occupation
and the struggle for health. The conclusion is that the
collective actions of workers are spaces of learning,
of production of knowledge, and of intervention in
health. It is an extended perspective of education and
health, as a pedagogical praxis, which is carried out in
the struggle and in the valorization of the collective
experience of work.
Share