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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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O PET-SAÚDE COMO NORTEADOR DA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Alternative title
Pet-health as a guide for the training in nursing for the unified health systemAffilliation
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências da Saúde. Natal, RN, Brasil.
Universidade de Barcelona. Faculdade de Educação. Departamento de Ensino e Organização Educacional. Barcelona, Espanha.
Universidade de Barcelona. Faculdade de Educação. Departamento de Ensino e Organização Educacional. Barcelona, Espanha.
Abstract in Portuguese
A saúde de qualidade e de acesso universal é um direito que deve ser garantido por políticas públicas, financiamento compatível e pela adequada formação dos profissionais de saúde. Uma das estratégias identificadas para alcançar esse desafio é o Programa de Educação para o Trabalho em Saúde, que visa promover a interação ativa de alunos e professores com os serviços de saúde. O objetivo deste estudo foi comparar, por meio dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes dos cursos de Enfermagem de 2013, o desempenho dos que participaram com o daqueles que não fizeram parte do referido Programa. Trata-se de estudo observacional, de corte transversal analítico, que analisou o desempenho pelas médias ponderadas em formação geral, formação profissional e em Saúde Coletiva. A pesquisa analisou o desempenho pelas médias ponderadas em formação geral, formação profissional e saúde coletiva. A amostra do estudo consistiu de 30.289 estudantes, dos quais 876 vinculados ao Programa de Educação para o Trabalho em Saúde. Os alunos envolvidos com o Programa tiveram um desempenho superior em todos os segmentos, com diferença estatisticamente significativa (p <0,001) em comparação com aqueles que não participaram. Os resultados indicam que o Programa em questão tem potência para compreender a necessidade da formação no Sistema Único de Saúde, ao envolver conhecimentos de Saúde Coletiva e da área profissional, e deve ser elemento norteador da construção dos currículos dos cursos de Enfermagem.
Abstract
Quality and universal health care is a right
that should be guaranteed through public policies, proper
funding, and through the adequate training of the health
professionals. One of the strategies identified to overcome
this challenge is the Education for the Work in Health
Program (Programa de Educação para o Trabalho em Saúde,
PET-Saúde, in the Portuguese acronym; PET-Health hence forth), which has the goal of promoting the interaction of
students and professors with the health services. The goal
of the present study was to compare, using the results of
the 2013 National Nursing Student Performance Exam
(Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes dos cursos
de Enfermagem, in Portuguese), the performance of the
individuals who took part in the mentioned program with
that of those who did not. It is an observational study,
with a cross-sectional and analytical perspective, which
was conducted between February and June 2017. The
research analyzed the performance through the weighted
arithmetic means regarding general training, professional
training and Collective Health. The sample was composed of
30,289 students, 876 of which took part in the PET-Health.
The students involved with the program performed better
in every segment, with a statistically significant difference
(p < 0.001) in comparison to those who did not take part
in the program. The results indicate that the program in
question has the power to understand the need for train ing within the Unified Health System (Sistema Único de
Saúde, SUS, in the Portuguese acronym) regarding the
knowledge on Collective Health and the professional area,
which should be a guiding element in the development
of the syllabuses of Nursing Courses.
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