Autor | Silva, Kenia Lara da | |
Autor | França, Bruna Dias | |
Autor | Marques, Rita de Cássia | |
Autor | Matos, Juliana Alves Viana de | |
Data de acesso | 2024-08-01T03:06:19Z | |
Data de disponibilização | 2024-08-01T03:06:19Z | |
Data do publicação | 2019 | |
Citação | SILVA, Kenia Lara da; FRANÇA, Bruna Dias; MARQUES, Rita de Cássia; MATOS, Juliana Alves Viana de. Análise dos discursos referentes à educação permanente em saúde no Brasil (1970 a 2005). Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 1-18, 2019. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65225 | |
Descrição | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Resumo | O objetivo foi analisar o processo de construção da Educação Permanente em Saúde, identificando suas transformações, continuidades e rupturas no contexto sócio-histórico da década de 1970 a 2005. Estudo ancorado no referencial teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso. Com base em entrevistas realizadas com representantes da elaboração e gestão da política da Educação Permanente em Saúde, em diferentes momentos históricos, buscamos compreender o contexto, os textos e os atores sociais que compõem o discurso em cada época. Indicam um processo caracterizado por continuidades e rupturas, influenciado pelas ideologias que marcam variações discursivas em cada momento. Deste modo, os discursos da centralidade do trabalho, com suas demandas de profissionalização, qualificação e capacitação, convivem com os discursos da centralidade do sujeito e com suas necessidades de saber e aprender no e com o cotidiano. Compreende-se que a Educação Permanente em Saúde no Brasil vem sendo reconfigurada sob determinadas influências políticas, ideológicas e epistemológicas. | en_US |
Idioma | por | en_US |
Editor | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Direito Autoral | open access | en_US |
Palavras-chave | Educação continuada | en_US |
Palavras-chave | Sistema Único de Saúde | en_US |
Palavras-chave | Políticas públicas | en_US |
Título | Análise dos discursos referentes à educação permanente em saúde no Brasil (1970 a 2005) | en_US |
Título alternativo | Analysis of the discourses regarding continuous education in health in Brazil (1970 to 2005) | en_US |
Tipo do documento | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00192 | |
Resumo em Inglês | The objective of the study was to analyze
the process of establishment of Continuing Education in Health, identifying its transformations, continuities and ruptures in the socio-historic context
from the 1970s to 2005. The study is based on the
theoretical-methodological framework of the Critical Analysis of Discourse. Based on the interviews
made with the representatives of the development and
management of the Continuing Education in Health
policy in different historic moments, we attempted
to understand the context, the texts and the social
actors that compose the discourse in each period of
time. The results indicate a process characterized
by continuities and ruptures, and influenced by the
ideologies that mark the discourse variations in each
different period. Therefore, the discourses regarding
the centrality of the work, with its demands for professionalization, qualification and training, coexist
with the discourses regarding the centrality of the
individual and with their need to know and learn
in and with everyday life. We understand that Continuing Education in Health in Brazil is going through
a process of reconfiguration under certain political,
ideological and epistemological influences. | en_US |
Afiliação | Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Aplicada. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. | en_US |
Afiliação | Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Aplicada. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. | en_US |
Afiliação | Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Aplicada. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. | en_US |
Afiliação | Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Aplicada. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. | en_US |
Palavras-chave em inglês | Continuing education | en_US |
Palavras-chave em inglês | Unified Health System | en_US |
Palavras-chave em inglês | Public policies | en_US |
DeCS | Educação Continuada | en_US |
DeCS | Sistema Único de Saúde | en_US |
DeCS | Política de Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |