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CUIDADO NA ATENÇÃO DOMICILIAR: EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL EM SAÚDE
Cuidado en la atención domiciliaria: efectos de una intervención educacional en la salud
Capacitação de recursos humanos em saúde
Efetividade
Avaliação em saúde
Capacitación de recursos humanos en la salud
Efectividad
Evaluación en la salud
Alternative title
Caution in home care: effects of an educational health interventionCuidado en la atención domiciliaria: efectos de una intervención educacional en la salud
Affilliation
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde. Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde. Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde. Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde. Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde. Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde. Recife, PE, Brasil.
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Grupo de Estudos em Gestão e Avaliação em Saúde. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os serviços de atenção domiciliar contribuem para a redução da sobrecarga hospitalar, desinstitucionalização, humanização e integralidade do cuidado. Portanto, o aperfeiçoamento profissional das equipes dos serviços de atenção domiciliar é extremamente relevante, uma vez que o trabalho desloca-se das instituições de saúde para a vida privada do usuário, necessitando de desprendimento das práticas tradicionais e compreensão das relações intradomiciliares. Nesse sentido, foi conduzida uma pesquisa qualitativa em Recife, Pernambuco, no período de dezembro de 2018 a abril de 2019, que objetivou compreender como diversos sujeitos (n = 14) percebem e interpretam os efeitos de um treinamento ofertado às equipes dos serviços de atenção domiciliar da cidade, utilizando elementos conceituais descritos por Abbad acerca da avaliação de treinamentos. Os achados demonstram que houve uma percepção positiva dos sujeitos sobre os efeitos do treinamento, mas também indicam que houve poucas mudanças nos serviços, principalmente devido à ausência de multiplicação dos conhecimentos adquiridos para os profissionais que não foram capacitados e à insuficiência de suporte psicossocial à aplicação prática dos conteúdos. As questões levantadas neste estudo demonstram a complexidade da atenção domiciliar no Brasil e a necessidade de formulação de estratégias educacionais e organizacionais que potencializem o cuidado dentro do domicílio.
Abstract
Home care services contribute to the reduction of hospital burden, deinstitutionalization, humanization
and comprehensive care. Therefore, the professional improvement of the teams of home care services is
extremely relevant, since the work moves from health institutions to the private life of the user, requiring
detachment from traditional practices and understanding of home relationships. In this sense, a qualitative
research was conducted in Recife, Brazil, from December 2018 to April 2019, which aimed to understand
how different subjects (n = 14) perceive and interpret the effects of training offered to teams from the care
services home based in the city, using conceptual elements described by Abbad about training evaluation.
The findings demonstrate that there was a positive perception of the subjects about the effects of training,
but also indicate that there were few changes in services, mainly due to the lack of multiplication of the
knowledge acquired for the professionals who were not trained and the insufficient psychosocial support
to the application. practice of the contents. The issues raised in this study demonstrate the complexity of
home care in Brazil and the need to formulate educational and organizational strategies that enhance care
within the home.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El servicio de atención domiciliaria contribuye: a reducir la sobrecarga hospitalaria, a la
desinstitucionalización y a la humanización e integralidad del cuidado. Por lo tanto, perfeccionar a los
profesionales que integran los equipos de los servicios de atención domiciliaria es extremadamente
relevante, ya que el trabajo se traslada de las instituciones de salud hacia la vida privada del usuario, y se
hace necesario desprenderse de las prácticas tradicionales y comprender las relaciones intradomiciliarias.
En ese sentido, se condujo una investigación cualitativa en Recife, Brasil, durante el período de diciembre
de 2018 a abril de 2019, que tuvo como objetivo comprender como diversos sujetos (n = 14) perciben
e interpretan los efectos de un curso de capacitación ofrecido a los equipos de los servicios de atención
domiciliaria de la ciudad, utilizando elementos conceptuales descriptos por Abbad acerca de la evaluación
de dichos cursos. Los hallazgos demuestran que hubo una percepción positiva de los sujetos sobre los
efectos del curso, pero también indican que hubo pocos cambios en los servicios, principalmente debido
a la ausencia de multiplicación de los conocimientos adquiridos para los profesionales que no fueron
capacitados y a la insuficiencia de soporte psicosocial a la aplicación práctica de los contenidos. Lo que se
ha levantado en este estudio, demuestra la complejidad de la atención domiciliaria en Brasil y la necesidad
de formular estrategias educacionales y de organización que potencialicen el cuidado dentro del domicilio.
Keywords in Portuguese
Assistência domiciliarCapacitação de recursos humanos em saúde
Efetividade
Avaliação em saúde
Keywords in Spanish
Asistencia domiciliariaCapacitación de recursos humanos en la salud
Efectividad
Evaluación en la salud
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