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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65406
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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UMA PROPOSTA DE RELEITURA DO TRABALHO EM SAÚDE NO BRASIL INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA DE PORTUGAL
Saberes profissionais em saúde
Competências profissionais
Prática profissional
Professional health knowledge
Professional skills
Professional practice
Educação Profissional em Saúde Pública
Competência Profissional
Prática Profissional
Alternative title
A proposal for health work review in Brazil inspired in portugal’s experienceAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Departamento de Economia, Sociologia e Gestão. Vila Real, Portugal / Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto. Porto, Portugal.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Departamento de Economia, Sociologia e Gestão. Vila Real, Portugal / Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto. Porto, Portugal.
Abstract in Portuguese
Neste artigo, discutem-se pesquisas realizadas em Portugal e no Brasil sobre saberes profissionais respectivamente de trabalhadores sociais e de técnicos em saúde, apoiados no conceito de sociocognição – o conhecimento implicado na experiência social –, cujo sentido analítico requer identificar situações de trabalho, competências práticas e cognitivas ou modos de cognição que estruturam e sustentam a ação dos trabalhadores nas respectivas situações. Tais elementos do trabalho profissional foram organizados em uma tipologia da sociocognição em situação. Os saberes profissionais, com caráter predominantemente tácito, equivalem aos conhecimentos produzidos e mobilizados nessas situações. As primeiras pesquisas realizadas no Brasil, nesse sentido, foram feitas com técnicos em saúde bucal, tendo-se, posteriormente, extrapolado a análise, em alguns aspectos, para o conjunto dos técnicos de equipes da saúde da família. Dentre os resultados, pode-se destacar que a principal competência prática demonstrada pelos técnicos estudados é o acolhimento, enquanto o modo de cognição ou competência cognitiva que mais se manifesta é o de caráter intuitivo associativo ou seletivo. A experiência prática tende a ser mais reconhecida do que a formação técnica, ainda que as etnografias sobre saberes profissionais possam ajudar a tornar mais explícita a relação entre essas duas dimensões do trabalho profissional.
Abstract
The article discusses researches carried out
in Portugal and in Brazil on professional knowledge
respectively of social workers and health technicians,
supported by the concept of sociocognition — the knowledge implied in social experience — whose analytical
sense requires to identify work situations, practical
and cognitive competences or modes of cognition that
structure and sustain the action of workers in their
situations. Such elements of professional work were
organized into a typology of situational sociocognition.
Professional knowledge, with a predominantly tacit
character, is equivalent to the knowledge produced and
mobilized in these situations. The first research carried
out in Brazil, in this sense, was done with Technicians
in Oral Health, after which the analysis was, in some
aspects, extrapolated to the team of Family Health
team technicians. Among the results, it is possible to
emphasize that the main practical competence demonstrated by the studied technicians is the embracement,
whereas the mode of cognition or cognitive competence
that manifests the most is of an associative or selective intuitive character. Practical experience tends to
be more recognized than technical training, although
ethnographies of professional knowledge may help to
make the relation between these two dimensions of
professional work more explicit
Keywords in Portuguese
Etnografias profissionaisSaberes profissionais em saúde
Competências profissionais
Prática profissional
Keywords
Professional ethnographiesProfessional health knowledge
Professional skills
Professional practice
DeCS
Relatos de CasosEducação Profissional em Saúde Pública
Competência Profissional
Prática Profissional
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