Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65518
NEGACIONISMO CIENTÍFICO: DO DEBATE EPISTEMOLÓGICO À LUTA DE CLASSES
Negacionismo científico: del debate epistemológico a la lucha de clases
Guimarães, Cátia Corrêa | Date Issued:
2022
Alternative title
Scientific denialism: from epistemological debate to class struggleNegacionismo científico: del debate epistemológico a la lucha de clases
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O texto debate o negacionismo científico com base em duas referências principais. A primeira é de ordem epistemológica e remete ao discurso pós-moderno sobre a ciência, com sua relativização dos critérios de busca e definição da verdade. Compreende, no entanto, que, contemporaneamente, esse fenômeno ultrapassa os espaços de discussão científica, atingindo o conjunto da sociedade. Para dar conta dessa particularidade, tem, como segunda referência, discussões sobre o processo de formação de opiniões, concepções de mundo e convicções do que o filósofo italiano Antonio Gramsci chamou de ‘homem do povo’. São usados, para esse fim, o conceito de senso comum, do mesmo pensador e militante sardo, e a teorização de Agner Heller sobre como a adesão aos diferentes conhecimentos que atravessam o cotidiano das pessoas depende de sentimentos de identidade como a fé (não religiosa) e a confiança que, segundo a autora, têm motivações e efeitos distintos. Defende, por fim, que é preciso reafirmar a objetividade como um critério da ciência no debate epistemológico, mas que é igualmente necessário enfrentar esse problema no terreno da luta de classes, fortalecendo relações orgânicas de identidade e confiança como parte da disputa de hegemonia.
Abstract
This text debates scientific denialism based on two main references. The first is of an epistemological
nature and refers to the postmodern discourse on science, with its relativization of the criteria for the
search and definition of truth. It comprises, however, that, at the same time, this phenomenon goes
beyond the spaces of scientific discussion, reaching the whole of society. To account for this particularity,
it has, as a second reference, discussions about the process of formation of opinions, worldviews and
convictions of what the Italian philosopher Antonio Gramsci called the ‘man of the people’. For this
purpose, the concept of common sense, from the same Sardinian thinker and militant, and the theorization
of Agner Heller on how adherence to the different knowledge that crosses people’s daily lives depends on
feelings of identity such as faith (non-religious) and trust, which, according to the author, have different
motivations and effects. Finally, it argues that it is necessary to reaffirm objectivity as a criterion of science
in the epistemological debate, but that it is equally necessary to face this problem in the field of class
struggle, strengthening organic relations of identity and trust as part of the dispute for hegemony.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El texto debate el negacionismo científico a partir de dos referencias principales. La primera es de carácter
epistemológico y remite al discurso posmoderno sobre la ciencia, con su relativización de los criterios de
búsqueda y definición de la verdad. Entiende, sin embargo, que, actualmente, este fenómeno trasciende los
espacios de discusión científica, alcanzando al conjunto de la sociedad. Para dar cuenta de esta particularidad,
tiene, como segunda referencia, discusiones sobre el proceso de formación de opiniones, concepciones de
mundo y convicciones de lo que el filósofo italiano Antonio Gramsci denominó el ‘hombre del pueblo’.
Para ello, se utiliza el concepto de sentido común, del mismo pensador y militante sardo, y la teorización
de Agner Heller sobre cómo la adhesión a los diferentes saberes que atraviesan la vida cotidiana de las
personas depende de sentimientos de identidad como la fe (no religiosa) y la confianza, que, según la
autora, tienen distintas motivaciones y efectos. Finalmente, argumenta que es necesario reafirmar la
objetividad como un criterio de la ciencia en el debate epistemológico, pero que es igualmente necesario
enfrentar este problema en el campo de la lucha de clases, fortaleciendo relaciones orgánicas de identidad
y confianza como parte de la disputa por la hegemonía.
Share