Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65546
IDENTIDADE PROFISSIONAL DE ASSISTENTES SOCIAIS NO IFSC: ENTRE O ASSALARIAMENTO E O DIRECIONAMENTO SOCIAL
Identidad profesional de asistentes sociales en IFSC: entre el trabajo asalariado y la dirección social
Alternative title
Professional identity of social workers at IFSC: between salary and social directionIdentidad profesional de asistentes sociales en IFSC: entre el trabajo asalariado y la dirección social
Affilliation
Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Instituto Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo apresenta uma análise sobre o trabalho dos/as assistentes sociais no Instituto Federal de Educação de Santa Catarina, em sua relação com o processo de construção da identidade profissional. A partir do final dos anos 2000, observa-se uma expansão no número de assistentes sociais atuando na política educacional, com a constituição do Programa Nacional de Assistência Estudantil e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, requisitado, principalmente, para a execução das ações de assistência estudantil. As demandas, requisições e condições de trabalho são elementos que corroboram a construção do projeto ético-político da profissão, e refletir sobre tais aspectos possibilita compreender a realidade para além da sua aparência imediata. Este estudo, fundamentado no materialismo histórico-dialético, desenvolveu-se com base na pesquisa bibliográfica e documental e na pesquisa de campo, utilizando-se do questionário para o levantamento de dados. Os resultados apontam limites e possibilidades ao trabalho dos/as assistentes sociais no Instituto, demonstrando que a construção da identidade profissional ocorre em meio à contradição posta entre as determinações do trabalho assalariado, ao qual os/as assistentes sociais estão sujeitos, e o direcionamento social que se busca imprimir ao exercício profissional, tendo em vista a materialização do projeto profissional.
Abstract
This article presents an analysis of the work of social workers at the Federal Institute of Education of
Santa Catarina, in relation to the process of building professional identity. From the end of the 2000s
onwards, there was an expansion in the number of social workers working in educational policy, with
the constitution of the National Student Assistance Program and the Federal Network of Professional,
Scientific and Technological Education, mainly required for the implementation of student assistance
actions. The demands, requisitions and working conditions are elements that support the construction of
the ethical-political project of the profession, and reflecting on such aspects makes it possible to understand
reality beyond its immediate appearance. This study, based on historical-dialectical materialism, was
developed based on bibliographic and documental research and on field research, using the questionnaire
to collect data. The results point out limits and possibilities to the work of social workers at the Institute,
demonstrating that the construction of professional identity occurs in the midst of the contradiction
between the determinations of salaried work, to which social workers are subject, and the social direction
that is sought to be imprinted on professional practice, with a view to materializing the professional
project.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este artículo presenta un análisis del trabajo de los/las asistentes sociales del Instituto Federal de Educación
de Santa Catarina, en su relación con el proceso de construcción de la identidad profesional. A partir
de fines de la década de 2000, hubo una expansión en el número de asistentes sociales actuando en la
política educativa, con la constitución del Programa Nacional de Atención al Estudiante y la Red Federal
de Educación Profesional, Científica y Tecnológica, requerido principalmente para la implementación de
las acciones de asistencia estudiantil. Las exigencias, requisiciones y condiciones de trabajo son elementos
que corroboran la construcción del proyecto ético-político de la profesión, y reflexionar sobre tales
aspectos posibilita comprender la realidad más allá de su apariencia inmediata. Este estudio, basado en
el materialismo histórico-dialéctico, se desarrolló a partir de una investigación bibliográfica, documental
y de campo, utilizando el cuestionario para la recolección de datos. Los resultados apuntan límites y
posibilidades al trabajo de los asistentes sociales en el Instituto, demostrando que la construcción de la
identidad profesional ocurre en medio de la contradicción planteada entre las determinaciones del trabajo
asalariado, al que están sujetos los asistentes sociales, y la dirección social que se busca imprimir en el
ejercicio profesional, teniendo en mente la materialización del proyecto profesional.
Share