Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65656
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ENSINO DE HISTÓRIA NO YOUTUBE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A DIFUSÃO DA PROBLEMÁTICA INDÍGENA
Ensino de História
História Pública
História Digital
YouTube
Pires, Maria de Fátima Barbosa | Date Issued:
2023
Alternative title
Scientific dissemination in history teaching on YouTube: a case study on the diffusion of the indigenous issueAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa investigou possibilidades e contingências para divulgação científica no Ensino de História, através do Youtube como campo empírico e suas lógicas de recomendação em diálogos teóricos com o campo da Divulgação Científica, da História Pública e da História Digital, além do próprio ensino de História compreendido como um lugar de fronteiras (MONTEIRO; PENNA, 2011) em suas teias discursivas (MONTEIRO; PIRES, 2021; ALBUQUERQUE JR, 2007). A nossa motivação inicial encontra-se formulada na seguinte provocação "é dado ao público o que ele deseja ou se consegue fazê-lo desejar o que é oferecido?" (MARAVALL, 1997, p. 165). Adotamos o estudo de caso como metodologia de análise, para isto, já havíamos criado um canal no Youtube intitulado "Histórias para todos" que desde 2020 nos tem servido como laboratório para divulgação científica em Ensino de História. Entre os diversos produtos de Divulgação Científica em formato de vídeos disponibilizados no canal em questão, selecionamos para este trabalho, um vídeo sobre os Yanomamis por ser expressivo de alguns resultados a partir dos objetivos, inicialmente traçados. Dessa forma, como objetivo geral, intencionamos compreender as negociações de sentidos entre os discursos científicos historiográficos, a linguagem algorítmica e o engajamento do público. Especificamente, nossos objetivos consistem em: elaborar estratégias com vistas a despertar e ampliar o interesse pela problemática indígena na atualidade; compreender que caminhos são promissores para alcance de recomendações na plataforma em análise; e analisar as interações e engajamento do público. Os resultados ou "achados" da pesquisa são demonstrativos de que: a possibilidade de recomendação é maior quando há uma aderência maior do público em relação ao conteúdo oferecido; o interesse do público pode ser despertado por vias exteriores à própria plataforma, como é o caso dos Yanomamis amplamente noticiado, cuja problemática foi o mote para discussão da questão indígena; por fim, o vídeo em questão, por ser mais curto que os outros do canal, também gerou resultados promissores
Abstract
This research investigated possibilities and contingencies for scientific dissemination in History teaching through YouTube as an empirical field and its recommendation logics in theoretical dialogues with the field of Science Dissemination, Public History, Digital History, and History teaching itself, understood as a place of boundaries (MONTEIRO; PENNA, 2011) in its discursive webs (MONTEIRO; PIRES, 2021; ALBUQUERQUE JR, 2007). Our initial motivation is formulated in the following provocation: "Is the public given what it desires, or is it possible to make it desire what is offered?" (MARAVALL, 1997, p. 165). We adopted the case study as a methodology of analysis. For this, a channel on YouTube entitled "Histórias para todos" (Stories for Everyone) was created, wich has been serving as our laboratory for scientific dissemination in History teaching since 2020. Among the various scientific dissemination products in video format available on this channel, we selected a video on the Yanomamis for this work because it is expressive of some of the results initially outlined. Thus, as a general objective, we intend to understand the negotiations of meanings between historiographic scientific discourses, algorithmic language, and public engagement. Specifically, our objectives consisted of: developing strategies to awaken and expand interest in the indigenous issue today; understanding which paths are promising for achieving recommendations on the platform under analysis; and analyzing public interactions and engagement. The results or "findings" of the research demonstrate that: the possibility of recommendation is greater when there is a greater adherence of the public to the content offered; the interest of the public can be awakened through means outside the platform itself, such as the widely reported Yanomamis, whose issue was the focus of the discussion on the indigenous question; finally, the video in question, being shorter than the others on the channel, also generated promising results
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaEnsino de História
História Pública
História Digital
YouTube
Share