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A COMUNICAÇÃO DA FIOCRUZ NA PANDEMIA DE COVID-19: APRENDIZADOS PARA FUTURAS CRISES SANITÁRIAS
Unknown author | Date Issued:
2023
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Abstract in Portuguese
Diversas crises sanitárias se sucederam ao longo da trajetória da Fiocruz. Neste contexto, a pandemia de Covid-19 foi especialmente desafiadora para a instituição, assim como para organizações de Ciência e Saúde em todo o mundo. Agindo sempre em diversas frentes de interface com o público externo, a Fiocruz desenvolveu numerosas iniciativas em comunicação pública e em comunicação institucional, sempre ancoradas no documento de referência da área: a Política de Comunicação da Fiocruz, publicada em 20171 . Além de balizes gerais para o campo da Comunicação, o documento estabelece parâmetros importantes para a condução de crises, como pode ser especialmente identificado na diretriz 6.20, transcrita a seguir: “Garantir que, em situações de risco, a comunicação integre as instâncias de gestão de crise, de modo que se construa uma estratégia integrada de enfrentamento em toda a Fiocruz, pactuada de forma horizontal entre as unidades e instâncias envolvidas.”2 Especificamente no que se refere ao campo da Comunicação Institucional3, intensamente ativado em contextos de crise, diversas ações foram realizadas, envolvendo todo o conglomerado formado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Presidência da Fiocruz (CCS/Presidência) e os setores e serviços de comunicação das Unidades – em especial aquelas diretamente envolvidas na resposta à crise sanitária.
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